Foram pintores e retratistas exímios dos reis de França. Nascido na Flandres, Jean (Janet) Clouet (1485?-1541) e o seu filho, François Clouet (1516-1572), retrataram as famílias régias de Luís XII e Francisco I, em desenhos e aguarelas de grande realismo e finura, que lhes grangearam fama. O retrato era um tema dilecto da Renascença. Grande parte das obras dos Clouet integram o acervo do Museu Condé, de Chantilly, provenientes, maioritariamente, da colecção de Catarina de Medicis. A sobriedade refinada destes retratos régios conquistou, também, o gosto estético de Anatole France, que os coleccionou com fervor. No Museu Soares dos Reis, do Porto, conservam-se dois retratos, atribuídos aos Clouet.
Em imagem, a rainha Margarida de Vallois, em criança, obra executada por François Clouet, em 1560; e o desenho do futuro Carlos IX, feito por volta de 1552, também atribuído à escola dos Clouet.
Gosto muito dos retratos dos Clouet.
ResponderEliminarMas este retrato da Margarida de Valois que publica não é o mesmo que está no Soares dos Reis, pois não?
Pensava que também havia um no MNAA. :(
Infelizmente, não, MR. Estes dois retratos são do Museu Condé. Sobre o MNAA, não sei...
ResponderEliminarUm bom domingo!
Alguns Prosimetronistas já tiveram oportunidade de ver alguns desses desenhos e retratos ao vivo.
ResponderEliminarCalculava..:-)
ResponderEliminar