domingo, 21 de outubro de 2012

Pinacoteca Pessoal 37 : Domenico Zampieri

Devo confessar que só muito recentemente dei por este pintor barroco italiano de nome Domenico Zampieri, nascido em Bolonha, a 21 de Outubro de 1581, no seio de família modesta.
Mas os animais fabulosos têm sempre um certo fascínio. Sobretudo, para mim, o unicórnio que me lembra o nerval, numa feição terrestre mais amorável e simpática. E a associação que Zampieri estabeleceu nesta obra (Virgem e unicórnio) parece-me bem curiosa. A pintura do fresco terá sido executada entre 1603 e 1605, para a família Farnese.
O Pintor veio a morrer em Nápoles, no ano de 1641.

6 comentários:

  1. Very interestingly, where now there is this picture. term paper editing online.

    ResponderEliminar
  2. Também não me lembro de ter visto. Gosto do tema e gosto de um livro com o título "Em busca do unicórnio"...

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de ouvir falar do livro, mas não li.

    ResponderEliminar
  4. É um romance escrito por Juan Eslava Galán. Foi publicado pela Quetzal. Gostei bastante.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, JAD.

    A estrutura equina, é quase sempre elegante. Esqueci-me de referir, Margarida, o hipocampo, de que também gosto.

    ResponderEliminar