sábado, 20 de outubro de 2012

Filatelia LIII : Hungria



Embora de modo que parece estranho, a Hungria está-me associada, na memória, a duas localidades: Witterschlick, pequena aldeia próxima de Bona (Alemanha), e à Póvoa de Varzim. Na primeira, estabeleci contacto, pela primeira vez, com húngaros (3 rapazes e 1 rapariga); na Póvoa, foi-me oferecida, por um senhor de apelido Graça,, uma pequena, mas interessante colecção de selos usados da Hungria. Que fui continuando, até determinada altura, através de correspondentes magiares que me mandavam selos do seu país, em troca de selos portugueses que eu lhes remetia.
Na minha opinião, há um estilo próprio no desenho, cores e qualidade estética que permite reconhecer - para quem esteja familiarizado - os selos da Inglaterra, da França, da Alemanha, dos E. U. A.,da Suiça, pela qualidade e personalidade do seu grafismo. E da Hungria também. Dos ex-países comunistas do Leste europeu, U. R. S. S. incluída, os selos magiares eram, de longe, os mais bonitos e, esteticamente, mais bem conseguidos. Em imagem, 2 séries húngaras dos anos 50, em abono do que acabo de afirmar.

Sem comentários:

Enviar um comentário