terça-feira, 9 de outubro de 2012

Produtos Nacionais 8 : Conservas


Pode ser que a memória me esteja a pregar uma partida, mas tenho na ideia que há muitos, muitos anos atrás terei entrado nos escritórios da Fábrica de conservas "A Poveira", a que um relógio antigo, na parede, e as madeiras castanho-claras dos móveis davam um ar de grande dignidade. Pela mão do meu Tio Jorge? Não posso afirmar, com rigor - já terá sido há tanto tempo...
Mas as conservas de "A Poveira" eram as preferidas, lá em casa. Depois passaram-se dezenas de anos em que as não provei mais, até ontem, num lanche ajantarado, em que voltaram à mesa. Eram 3, as enormes sardinhas ali, bem acamadas e saborosas, na lata, banhadas por um apaladado e rubro molho de tomate.
Não vale a pena, por questão de preço, preferir as conservas marroquinas (os fabricantes aprenderam connosco, aliás), nem mesmo as espanholas. Estas da Póvoa de Varzim é que são boas. E é por isso que aqui as destaco e recomendo, patrioticamente.

Nota: No melhor pano cai a nódoa - diz o povo. Então não é que, na embalagem (em imagem) de papel, chamam à cidade: Póvoa da Varzim!?...Já não bastava os ignorantes dos locutores da televisão lhe chamarem Póvoa do Varzim - outra enormidade! Póvoa de Varzim é que é, e sempre foi.

3 comentários:

  1. Mas que raio de gralha! Fiquei com vontade de provar estas Minerva.

    ResponderEliminar
  2. Já devo ter comido, mas vou procurá-las tb. :)

    ResponderEliminar
  3. Admiro-me que os poveiros ainda não tenham feito um abaixo-assinado, LB...

    Vale muito a pena experimentar, porque são boas.:)

    ResponderEliminar