[capa da Revista: Der Spiegel, usando o termo de "Trümmerfrau" numa alusão às mulheres que, no final da Segunda Guerra Mundial, se orientaram nos destroços]
Depois de termos falado da deformação que corresponde, actualmente, a um "jornalismo" que se auto-denomina de "independente", basta consultar a imprensa alemã, um dia antes do referendo grego, para clarificar conceitos básicos. A saber: a informação passou a ser propaganda.
Tudo serve para humilhar um povo. Até se insiste a falar dos "bons exemplos" de Espanhóis e Portugueses que resistiram, e bem, aos tais "programas de bem-feitorias". Aos vendilhões do templo, ou seja, aos jornalistas do Frankfurter Allgemeine Zeitung ou até da estação pública de televisão ARD, falta-lhes, na ausência de qualquer ética profissional ou dignidade pessoal, a humildade de reconhecerem a sua ignorância. São trabalhos "jornalísticos" em cima do joelho, feitos, porventura, numa esplanada qualquer o observar o mar.
É por isso que o apelo de Jacques Delors, no "Le Monde", nem sequer teve a mais leve ressonância na imprensa alemã, porque destoava no "coro" que culpa a Grécia de todo o mal.
Lá está a página do DER SPIEGEL a antecipar-se, porque se "o Euro falhar, falha Merkel", i.e. a chanceler, claro ! E juntam-se as imagens dos destroços às tais metáforas de destruição e culpa !
Oxálá, que o Domingo sirva para virar uma página nesta encenação vergonhosa da pretensa supremacia alemã, carente de qualquer clarividência ou superioridade espiritual !
Post de HMJ

