Celebra-se, hoje, pelo menos a nível nacional, o Dia do Centro Histórico. Não hesitaria em destacar o de Évora e o de Guimarães que, muito justamente, foram reconhecidos pela Unesco. A sua harmonia estética é flagrante, entre muitos outros, até do estrangeiro - não precisamos de ir lá fora...
Não sei quando começaram a ser chamados assim, nem quando as autarquias começaram a cuidar deles com desvelo e concentrada atenção regionalista, orgulhosa. Mas sei, em relação a Guimarães, quando tudo se começou a preparar. Foi nos finais dos anos 50, início dos 60 do século passado, e pela mão de particulares, que tinham amor à terra. E principiaram a comprar e restaurar velhas casas degradadas do centro da cidade, mesmo sem qualquer apoio, na altura, da autarquia.
E o resultado está à vista.