quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Os meus títulos do dia

Aqui fica uma estreita selecção das notícias que me pareceram mais importantes, no jornal Público de hoje:
- Alice Vieira põe em causa rigor no Plano de Leitura.
- MP arquiva suspeitas de juízes sobre Sócrates.
- A agressão dirigida a pessoas no poder pode aumentar, tal como os suicídios.
- Já falta comida na mesa dos espanhóis.
Mas também me parece útil transcrever um parágrafo clarividente de Rui Tavares, inserto na sua crónica intitulada "Estúpida Europa". Assim: "...Os nomes dos lugares mudaram, a linha mudou também. Antes a cortina de ferro dividia a Europa em duas metades pela longitude: Leste de um lado e Oeste do outro. Agora as duas metades estão divididas pela latitude, entre Norte e Sul, por uma cortina da dívida. ..."
Até porque as ditaduras podem ter muitas formas...

9 comentários:

  1. Subscrevo as suas opiniões e também a de Alice Vieira.

    ResponderEliminar
  2. E a Alice, muito isentamente, tem razão para se indignar. Puseram-lhe um livro de poesia dela (que é para adultos, por várias razões) na lista de leitura para criancinhas. Parece que por falar em passarinhos...
    F. Pinto do Amaral, que está no estrangeiro, já veio dizer que foi um lapso, e apresentou desculpas.
    Era bom saber quem faz parte do Conselho de Leitura. Pelo menos, para darmos os nomes aos bois...

    ResponderEliminar
  3. Ouvi, a propósito do livro da A.Vieira, a Teresa Calçada justificar-se muito ligeiramente. Há enganos difíceis de compreender...

    Fez-me lembrar, noutro registo, os muitos exemplares vendidos para um PALOP do " Manual de Caligrafia " do J.Saramago...

    ResponderEliminar
  4. É gente que se fica pelo título...e, depois, sai asneira. E, se calhar, até ganham bom dinheiro, na função que fazem mal.

    ResponderEliminar
  5. Basta reparar nos livros do PNL para ver as idiotices que têm o selo do PNL.
    Aqui não será o caso, foi nem sequer abrirem o livro. Pensaram (?): "É de Alice Vieira, é para crianças e recomenda-se."
    Vi há pouco na tv que a Cruz Vermelha espamhola precisa de 30 milhões de euros para dar de comer a espanhóis necessitados.

    ResponderEliminar
  6. Podia-vos fazer uma lista de anedotas de livros classificados em bibliotecas. Dois exemplos: A campanha alegre de Eça como obra humorística; As aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, na ficção científica.

    ResponderEliminar
  7. Para MR:
    As "anedotas" podiam dar uma nova rubrica ! Em geminação com o ARPOSE sobre as asneiras do Google. Seria uma "nova série" bem divertida e instrutiva.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, MR, pelas suas achegas.

    ResponderEliminar
  9. Já tinha notado no ano passado, relativamente ao PNL, num livro de anedotas que sinceramente não acho nada apropriado para crianças nem sequer para recomendar a ninguém.

    ResponderEliminar