quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gerações


Não posso inteiramente queixar-me. Havia pouca liberdade, é certo, quando eu era jovem; havia a perspectiva da guerra colonial e da morte, também. Mas havia algum bem-estar, mínimo. E, depois do 25 de Abril, abriu-se o futuro e a liberdade. Recentemente, no entanto, tudo começou a andar para trás, e grande parte dos jovens, entre os 20 e os 30 anos, já não terão grandes expectativas de felicidade, em Portugal.
Há dias, numa esplanada coberta, das Avenidas Novas, numa mesa contígua à minha, e muito próxima, vieram sentar-se dois jovens angolanos, ia eu a meio do meu Coelho à Caçador, acompanhado por um modesto tinto alentejano. Um dos angolanos que, pelo ovalado do corpo, poderia ser sobrinho do falecido Savimbi, pediu Bifinhos de Cebolada. O outro, que poderia ser primo da Isabelinha dos Santos, nóvel empreendedora de sucesso, optou por Moelas com batata frita e arroz. Ambos beberam sumos adocicados de lata.
Os jovens africanos falaram, maioritariamente, de miúdas e de pequenos negócios. Pareciam felizes e eu lembrei-me de Eduardo Mondlane e Amílcar Cabral, que morreram assassinados. Recordei-me de Samora Machel... Como as coisas mudaram! O clã dos Santos, de Angola, é dono de um império. Já não andam pela guerra, nem precisam de contar os Quanzas, para comprar posições maioritárias em empresas portuguesas de referência. Só vestem roupas de marca e os seus antigos camuflados só servirão para alacres mascaradas de Carnaval.
É a vingança do chinês..., o colonialismo (económico) ao contrário, a evolução das gerações. Hoje, é notícia que um grupo angolano terá comprado uma participação importante da empresa do "Diário de Notícias". Mira Amaral, flectido ligeiramente, deve com frequência encher de perdigotos, ao beijá-la, a mão delicada e elegante de Isabel dos Santos. Os nossos jovens desempregados devem andar à procura de camuflados, em segunda mão, para voltar a África. Mas não é pela reconquista... Agostinho Neto, na tumba, deve rir-se às gargalhadas.

10 comentários:

  1. A Isabelinha dos Santos quando vê o Mira Amaral aproximar-se ou abre o guarda-chuva ou põe um capacete de mota com viseira.

    ResponderEliminar
  2. Se não o faz, devia, por precaução..:-))

    ResponderEliminar
  3. Inicialmente e apesar de tudo, a ocupação portuguesa de África só começou a intensificar-se a partir de finais do séc. XIX e, sobretudo, no séc. XX. O que me parece mais triste é o domínio desta cleptocracia corrupta que esbanja dinheiro a rodos e vai deixando morrer concidadãos à fome...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A História demonstra que sempre assim foi em todas as civilizações
      É triste mas não surpreende :(

      Eliminar
  4. Apaguei o que disse porque receio não me ter feito entender. São de facto tempos complicados, mais para uns do que para outros.

    ResponderEliminar
  5. O poder não está na raça, mas no valor atribuido ao dinheiro
    A lei de Darwin aplicada à economia

    ResponderEliminar