segunda-feira, 31 de maio de 2010

Memória 27 : D. Manuel I



D. Manuel I nasceu a 31 de Maio de 1469, e veio a falecer em 13 de Dezembro de 1521. Porque a iconografia portuguesa é, normalmente, exígua, socorremo-nos do retrato que Damião de Góis, na Crónica de D. Manuel I (cap. LXXXIV), traça do rei:
"Foi el-Rei D. Manuel homem de boa estatura, de corpo mais delicado que grosso, a cabeça sobre o redondo, os cabelos castanhos, a testa alevantada, e bem descoberta deles, os olhos alegres, entre verdes e brancos, alvo, risonho, bem assombrado, os braços carnudos e tão compridos que os dedos das mãos lhe chegavam abaixo dos joelhos, tinha as pernas tão compridas e bem feitas, segundo a proporção do corpo, que nenhuma coisa se lhes podia desejar. Tinha voz clara e bem entoada, era mui atentado no falar, e mui honesto e discreto em suas práticas. Quando comia posto que fosse apressado no comer, nem por isso deixava de praticar e disputar com os letrados que sempre estavam à sua mesa, e sobretudo com homens estrangeiros, ou com alguns dos seus que andaram fora do Reino: foi sofrido, manso e clemente,..."

7 comentários:

  1. Se não me falta a memória, uma quinta-feira, dia de Corpo de Deus. Por isso ficou Emmanuel.

    ResponderEliminar
  2. Informação para HMJ: Hoje foi Casanatense.
    Trabalho feito. Bjs

    ResponderEliminar
  3. «sofrido, manso e clemente,...»
    É extraordinário o poder de certas palavras...

    ResponderEliminar
  4. Como sempre, boa memória e palavras de sabedoria,JAD! Transcrevo, para memória futura (Damião de Góis,capítulo IV):"El-Rei dom Emanuel da gloriosa memoria naçeo na Villa Dalcouchete em Riba tejo,hua quinta feira derradeiro dia de Maio, do ano do Senhor de mil,& quatro çentos,& sessenta, & noue anos, dia em que entam caiho ha solemne festa do corpo de DEOS(sic)."(Coimbra,I.U.,1926.).

    HMJ agradece, reconhecida. E retribui.

    ResponderEliminar
  5. Toda a Crónica de D. Manuel I se lê com imenso agrado,c. a..Ou não tivesse sido escrita por um dos nossos grandes prosadores - Damião de Góis.

    ResponderEliminar
  6. Julgo que a tenho, numa edição magnífica, que o meu pai me ofereceu, era eu adolescente (tenho de ver por onde anda...). Gosto muito dos nossos cronistas, sempre gostei, desde os meus tempos de estudante do secundário. [Tanto livro para ler/reler e tão pouco tempo...]
    Obrigado, APS.

    ResponderEliminar
  7. É esse também o meu problema acrescido, c. a.,da escassez de tempo para reler aquilo de que gostei muito. Já me desinteressei de 99% das "novidades" o que me dá um sentimento de cristalização...

    ResponderEliminar