sábado, 29 de maio de 2010

Leituras Antigas II : Templo de Heróis


Pouco sei, para lá das parcas informações nas primeiras páginas, desta colecção (?) Templo de Heróis que tinha por sub-título - Narrativas Históricas para Crianças. Os dois únicos volumes que possuo são cartonados e, pelos vagos indícios que tenho, ter-me-ão sido oferecidos, por volta de 1949/50. Foram-me lidos, antes de eu os vir a ler, posteriormente. Intitulam-se: " A História de Cortez - Conquistador do México" e "A História de Sir Walter Raleigh". Foram impressos pelas Edições Europa, Lisboa. O primeiro livro foi traduzido por José Pinto Guimarães; o segundo, por José Parreira Alves. E a direcção desta colecção de "Narrativas Históricas para Crianças" pertencia a Teresa Leitão de Barros (1898-1983) que foi professora do Ensino Liceal, e formada em Românicas. Interessou-se pela condição e promoção femininas, escrevendo, também, livros para crianças. Regressando aos dois pequenos volumes (de 124 e 132 páginas), que estão em muito bom estado, atendendo à idade, devo referir que foram impressos em bom papel e cada um deles possui 8 ilustrações coloridas e bonitas, em papel couché, não fazendo o desenho qualquer cedência inferiorizante ou "rodriguinho" de traço à classe etária a quem se destinava. Creio que foi a primeira vez, na minha vida, que, para além do conteúdo, livros me despertaram atracção estética pela harmonia que deles emanava. E ainda gosto, imenso, de os manusear.
Nota complementar (posterior): graças a HMJ, a quem agradeço, foi possível identificar a data de impressão de um dos voluminhos - "A História de Cortez...", que é 1937. Deste mesmo livro se diz que as ilustrações são de autoria de V. H. Robinson. É o único que consta do catálogo electrónico da BNP.

1 comentário: