sábado, 15 de maio de 2010

Biblioteca Infanto-juvenil XV: Colecção Manecas


A Livraria Romano Torres editou, na Colecção Manecas, alguns dos contos infantis mais conhecidos, contados "ás crianças" por autores diversos. Os ilustradores também variam e, assim, a qualidade dos desenhos.
Dos títulos registados na imagem sobreviveram apenas sete volumes no "baú" de APS. Os livros, com uma dimensão de 190 x 135 mm, vendiam-se ao preço de 3$50.
Nas Novas Aventuras de Pinóquio, compostas e impressas na Gráfica Santelmo, em 1955, encontramos, infelizmente, gralhas. Assim, logo no início, aparece um "boneco de modeira" [sic] e, na página 5, "Pinóquio desejou ir dar um passeio ao campo ... creto [sic] domingo."
O preço de venda exigia maior atenção na composição e as crianças mereciam uma revisão final cuidada.

Para MR quando se aproxima o fim deste "baú" de livros infantis

Post de HMJ

3 comentários:

  1. Desta colecção lembro-me lindamente, com vários Pinóquios e oGigante dos cabelos de oiro que eu li e reli.
    Obrigada!
    Acho que vou ter saudades.

    ResponderEliminar
  2. Estes chegaram ao meu tempo. E APS não tinha banda desenhada???

    ResponderEliminar
  3. O "baú" reservado à banda desenhada será da responsabilidade do próprio APS, porque não me sinto com competência para tanto.

    ResponderEliminar