domingo, 23 de maio de 2010

Biblioteca Infanto-juvenil XVI: Colecção Era uma vez...



Os Serões do Avôzinho, sendo o nº 21 desta Colecção Era uma vez..., de 127 x 95 mm, é também o único sobrevivente no acervo de APS. Os Serões eram contados por J. Fontana da Silveira, com ilustrações de Dinis Tâmega de Sousa. O volume, editado pela Livraria Progredior, do Porto, acabou "de se imprimir aos 19 de Maio de 1949". Não tendo indicação do preço de venda de então, constatou-se que, a 2.4.2010, se encontrava um exemplar à venda, na internet, pelo preço de 12,00 Euros.
Mas, para terminar esta secção de livros infantis, vamos ouvir a oportuna lição do avozinho ao seu neto Alvarinho:
"Uma história? - exclamou o Alvarinho, satisfeito, aproximando-se do ancião. - Vamos a ouvi-la. Então, escuta: «Era uma vez um livro que falou com um menino que acabava de o receber. Merece a pena repetir as suas palavras. Foram estas: Não me pegues com as mãos sujas, porque envergonharias a minha classe quando eu fosse parar às mãos de outro menino. Não me deixes apanhar chuva porque os livros também se constipam como as crianças. Não desenhes sobre mim nem me sujes com lápis ou tinta porque tirarás muito valor à minha aparência. (...)"
Continua o livro a falar, terminando desta maneira:
"Trata-me, pois, com amor para que, ao cabo de pouco tempo, te não admires de me ver velho e sujo; ajuda a conservar-me limpo, e, em paga, farei o possível para que sejas feliz e estejas sempre satisfeito."

E com esta boa lição me despeço dos leitores, especialmente de MR.

Post de HMJ

1 comentário:

  1. Obrigada e parabéns pelos 16 posts desta «Biblioteca Infanto-juvenil».

    ResponderEliminar