quinta-feira, 27 de maio de 2010

Memória 26 : Teixeira Gomes



Passam hoje 150 anos sobre o nascimento de Manuel Teixeira Gomes (1860-1941). Comerciante, diplomata, político, é como escritor que é mais conhecido. Foi embaixador em Londres, no início da República, e num período particularmente difícil das relações entre os dois países. Presidente da República de 1923 a 1925, demitiu-se do cargo ("A política longe de me oferecer encantos ou compensações converteu-se para mim, talvez por exagerada sensibilidade minha, num sacrifício inglório."), tendo, pouco tempo depois, partido para um exílio voluntário em Bougie (Argélia) onde permaneceu até à morte. Escritor fragmentário e disperso, a sua escrita é portadora de uma extrema elegância e de uma clara luminosidade que denuncia as suas origens marcadamente mediterrânicas.

3 comentários:

  1. Bonita homenagem. Parece que todos esqueceram.

    ResponderEliminar
  2. Sendo do meu signo e do meu decanato, eu tinha a obrigação de me lembrar...
    Obrigado,JAD.

    ResponderEliminar
  3. Sabia que era este ano, mas não me lembrei. Um dos homens de que mais gosto.

    ResponderEliminar