sexta-feira, 14 de maio de 2010

Citações XXVII : Bento XVI



Joseph Alois Ratzinger (1927) disse:
"Tanto a arte como a religião partem da ferida, de uma ferida semelhante: a interrogação. Nesse sentido, acabam por iluminar-se mutuamente. Ambas são formas de demanda, formas de nomadismo."

6 comentários:

  1. Há uns tempos tive curiosidade de ler o texto da conferência que muito irritou os muçulmanos (sem razão, tanto quanto me pareceu).É um texto notável, revelador de uma profunda erudição, no sentido mais próprio da expressão. E no entanto o autor é, também, o principal responsável por este «marcar passo» ao nível da doutrina (ou pelo menos dos aspectos mais visíveis). É mais uma daquelas contradições da Igreja que tenho dificuldade em compreender (e aceitar).
    Obrigado por trazer mais esta «janela» relativa à arte, que não conhecia.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Amigo "c.a.":
    as instituições para serem "eternas" não podem modificar-se muito, sob o "perigo" de pulverizarem-se. Eu estou à vontade para dizê-lo - sou agnóstico. Prezo, no entanto, a alta craveira intelectual de Bento XVI.
    Dou-lhe um exemplo desse entendimento de instituição: Alvaro Cunhal e o PCP. E outro exemplo de quem "perdeu o pé" por causa das mudanças: Gorbachov. Não me parece que os desfavorecidos estejam melhor, hoje, na Federação Russa do que estavam na antiga União Soviética. Mas isto que digo, além de ser polémico, necessitaria de mais ampla argumentação. Com amizade e desejando um rápido "regresso" à sua "casa",
    A. S.

    ResponderEliminar
  3. Eu até concordo.
    Mas iluminar-se-ão mutuamente?

    ResponderEliminar
  4. Eu espero que sim, MR. Na essência o cristianismo tem princípios que também se poderiam aplicar às "Artes". Oxalá o recíproco
    também se aplique... Mas sobre o conservadorismo,
    não tenho qualquer expectativa de mudança - como aliás referi, por outras palavras, no comentário ao comentário de "c.a.".

    ResponderEliminar
  5. Uma pequena fábrica instalada no rés do chão da Casa Nossa Senhora do Carmo fabricou hóstias
    gigantes (de 25 a 30 cm de diâmetro, segundo a foto) para S.S. (não se leia schutzstaffel) Ratzinger.
    Mesmo para cristão difícil de engulir.

    Não é falta de respeito mas humor:

    Terá sido provocação S.S. ter ido ao Porto de encarnado ?

    Quando o Presidente Cavaco disse que ia ao Porto para “ver partir o Papa “,por uma fração de segundo...

    ResponderEliminar