sábado, 15 de maio de 2010

Torquemada vive



A democracia sempre tratou os seus defensores com mais rigor do que os seus próprios inimigos. Que, inexplicavelmente, são objecto de pruridos de consciência, respeito e tolerância zelosamente democrática. É isso que, muitas vezes, contribui, decisivamente para o suicídio da própria democracia. Em Portugal, muitos dos militares de Abril foram julgados por erros menores ou questões mesquinhas, enquanto grande parte dos pides escapou ao julgamento ou às penas que mereceriam.
Baltasar Garzón (1955) foi suspenso pelo Conselho Geral do Poder Judicial (espanhol). Ao sair da Audiência Nacional, havia um cartaz que dizia: "Torquemada vive!". Os espanhóis são sucintos e certeiros a definir situações e coisas. E directos.

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar, tenho que dizer que admiro há muitos anos o Juiz Garzon. Dito isto,tenho que dizer também que a sua conduta ao ignorar e tentar ultrapassar contra tudo e todos a Lei de Amnistia de 1975 não me parece curial.
    A referida Lei de Amnistia foi a pedra de toque da instauração da democracia espanhola, amnistiando os crimes dos revolucionários republicanos (quantos padres, freiras e outras vítimas inocentes foram massacrados? É que não há só vítimas do Franquismo...) e os do Franquismo- estes ainda mais dada a duração do regime. Pôr em causa a Lei de Amnistia como Garzon pretendia fazer seria abrir uma verdadeira caixa de Pandora, sendo certo que muitos dos torcionários estão mortos e enterrados,de um lado e do outro das barricadas.
    Mas não é só a colnduta estritamente judicial de Garzon que está em causa- há que esclarecer muito bem a polémica questão dos dinheiros no tal seminário frequentado nos E.U.A..
    No entanto, concordo no essencial com a conclusão do post- não foram muitos os juízes espanhóis escrutinados com tanto rigor, o que dá que pensar...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post.
    Começo por dizer que gosto de Espanha (das cidades) e dos espanhóis. Acho que temos quase tudo em comum, mas agimos de modo diverso. Eles têm mais sangue na guelra.

    ResponderEliminar
  3. Corajoso. Admirável.Ser-lhe a feita justiça.
    Mas não terá "desorbitado" um pouco as competências ?

    ResponderEliminar