sábado, 29 de maio de 2010

Dante : 745 anos



Menos que a sua poesia (hoje tão distante do nosso tempo), que, muito sinceramente, me diz pouco e, tirante as versões portuguesas de David Mourão-Ferreira, são normalmente más, gostaria de lembrar o Homem, do signo dos Gémeos, que nasceu, em Florença, a 29 de Maio de 1265. E, sobretudo, reproduzir o retrato que dele fez Sandro Botticelli. Magnífico como pintura (tirado ao natural, ao que dizem, do crâneo do florentino; ou copiado de toscos desenhos coevos da morte de Dante...). Ainda para mais com aquele nariz " com cavalo", como tinha o nosso Sá de Miranda.É evidente que a "Divina Comédia" merece todo respeito e, até pelo título, a devida reflexão... Florentino, mas nunca copiador : lídimo ouro de lei, puríssimo- autêntico e original.

6 comentários:

  1. Ainda bem que colocou este retrato de Borricelli, que é divinal, como só podia ser. Alguém me tinha soprado, quando leu o seu comentário no Prosimetron: «-Põe o quadro do Botticelli!»

    ResponderEliminar
  2. Portentosa intuição de alguém muito sábio e muito jovial...

    ResponderEliminar
  3. Uma heresia: nunca consegui ler a Divina Comédia. Obrigado por me livrar da culpa e dos remorsos...
    O retrato é magnífico. Não conhecia.

    ResponderEliminar
  4. O nosso tempo não é muito propício à leitura de grandes poemas, c.a..Eu ando a tomar balanço e coragem para reler "Os Lusíadas"...Entretanto, a tradução da "Divina Comédia" da Editorial Minotauro ainda é uma referência: Fernanda Botelho traduziu "O Inferno",Sophia "O Purgatório" e Armindo Rodrigues, "O Paraíso".

    ResponderEliminar
  5. Também nunca li a «Divina comédia» na íntegra.

    ResponderEliminar