"A Tomada do Poder por Luís XIV" (1966), de Roberto Rossellini, é um dos meus filmes favoritos, e dos mais emblemáticos na demonstração linear das estratégias para a conquista do Poder. Rossellini assentou essa exemplificação em três aspectos principais: proximidade, modas, rituais de etiqueta. A estratégia de Luís XIV (1638-1715) define-se em 3 pontos muito simples :
1. O rei aproxima de si os inimigos e rivais, e, de uma forma geral, a nobreza francesa, para melhor os condicionar e controlar.
2. Cria a obsessão pela variedade, quase diária, de novas indumentárias que obrigam a nobreza a acompanhar as novas modas da Corte.
3. Elabora uma série de rituais e regras de etiqueta sofisticados e complexos que têm por objectivo, sobretudo, a glorificação da figura do Rei.
Para conseguir o 1º objectivo diminui os impostos à nobreza que vive na Corte. Os fidalgos acorrem a Paris para terem mais benefícios. Com as modas sucessivas e a etiqueta obriga a nobreza a um exercício diário de frivolidades que a ocupa, distrai e absorve, de tal forma, que as intrigas e conspirações contra o Poder real, praticamente, deixam de existir.
É isto que Roberto Rossellini demonstra, no seu filme "A Tomada do Poder por Luís XIV", de forma muito simples, mas magistral.
Gostei imenso deste filme. Acho que só o vi uma única vez, no Estúdio do Império, há...
ResponderEliminarNo ano passado passou na Cinemateca, mas não o pude ver.
Não sou muito fã de cinema em casa.
Estava a ver que nunca mais postavas este!
ResponderEliminarÀs vezes,ms,eu guardo as coisas melhores para o fim...
ResponderEliminarConsta me que em Versailles havia um jardineiro, espanhol ou português, conhecido por Mr des Èpines, encarregado de "despicar
ResponderEliminar" as roseiras próximas dos percursos do Rei
Com tanto protocolo, lembro que foi revestido um microfone a ouro para a vinda do Papa Bento.
Como será o papel higiénico ?
Nunca vi! Julgo até que é a primeira vez que leio algo sobre ele. E que magnífico sentido de oportunidade na postagem... Muito obrigado! :-)
ResponderEliminarLuís, obrigado, c.a.,também.
ResponderEliminarEm relação à pergunta do Luís, eu tenho uma sugestão para o designer : às cruzinhas.
Pego na ideia e os picos das rosas do Mr des epines para bordar pequeninas coroas em relevo - mais chic; com a sua infalibilidade SS acertará...
ResponderEliminar