sábado, 1 de maio de 2010

Favoritos XX : Roberto Rossellini

"A Tomada do Poder por Luís XIV" (1966), de Roberto Rossellini, é um dos meus filmes favoritos, e dos mais emblemáticos na demonstração linear das estratégias para a conquista do Poder. Rossellini assentou essa exemplificação em três aspectos principais: proximidade, modas, rituais de etiqueta. A estratégia de Luís XIV (1638-1715) define-se em 3 pontos muito simples :
1. O rei aproxima de si os inimigos e rivais, e, de uma forma geral, a nobreza francesa, para melhor os condicionar e controlar.
2. Cria a obsessão pela variedade, quase diária, de novas indumentárias que obrigam a nobreza a acompanhar as novas modas da Corte.
3. Elabora uma série de rituais e regras de etiqueta sofisticados e complexos que têm por objectivo, sobretudo, a glorificação da figura do Rei.
Para conseguir o 1º objectivo diminui os impostos à nobreza que vive na Corte. Os fidalgos acorrem a Paris para terem mais benefícios. Com as modas sucessivas e a etiqueta obriga a nobreza a um exercício diário de frivolidades que a ocupa, distrai e absorve, de tal forma, que as intrigas e conspirações contra o Poder real, praticamente, deixam de existir.
É isto que Roberto Rossellini demonstra, no seu filme "A Tomada do Poder por Luís XIV", de forma muito simples, mas magistral.

7 comentários:

  1. Gostei imenso deste filme. Acho que só o vi uma única vez, no Estúdio do Império, há...
    No ano passado passou na Cinemateca, mas não o pude ver.
    Não sou muito fã de cinema em casa.

    ResponderEliminar
  2. Estava a ver que nunca mais postavas este!

    ResponderEliminar
  3. Às vezes,ms,eu guardo as coisas melhores para o fim...

    ResponderEliminar
  4. Consta me que em Versailles havia um jardineiro, espanhol ou português, conhecido por Mr des Èpines, encarregado de "despicar
    " as roseiras próximas dos percursos do Rei
    Com tanto protocolo, lembro que foi revestido um microfone a ouro para a vinda do Papa Bento.
    Como será o papel higiénico ?

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi! Julgo até que é a primeira vez que leio algo sobre ele. E que magnífico sentido de oportunidade na postagem... Muito obrigado! :-)

    ResponderEliminar
  6. Luís, obrigado, c.a.,também.
    Em relação à pergunta do Luís, eu tenho uma sugestão para o designer : às cruzinhas.

    ResponderEliminar
  7. Pego na ideia e os picos das rosas do Mr des epines para bordar pequeninas coroas em relevo - mais chic; com a sua infalibilidade SS acertará...

    ResponderEliminar