quinta-feira, 6 de maio de 2010

Principes de Gales sexagenários



Passam hoje exactamente 100 anos sobre a morte de Eduardo VII que emprestou o seu nome a um dos mais equilibrados e bonitos parques de Lisboa. A sua subida ao trono inglês deu-se quando tinha quase 60 anos, mercê do longuíssimo reinado de sua mãe, a Rainha Victória que morreu em Janeiro de 1901. Eduardo nascera a 9 de Novembro de 1841. Foi até há bem pouco tempo o titular recordista como Príncipe de Gales. Agora, para o Guiness,o novo recordista é o Príncipe Carlos, filho de Isabel II, que no próximo Novembro fará 62 anos. Com a longevidade das raínhas inglesas é bem possível que Carlos não chegue nunca a ser rei...

7 comentários:

  1. Aprendi hoje que o movimento slow food nasceu em Roma, quando tentaram abrir um Mac Donalds numa qualquer praça de que não sei o nome.
    Achei piada, pois nem sabia que havia um movimento... Apenas situação.
    E a minha capacidade de admirar e querer saber leva-me a julgar que outros são assim..
    Ora bem ! vamos á confissão . Eu sou internauta de muito curto fôlego, desapegado, que navego nem sequer numa caravela. Barquito a remos em margem de rio manso.
    Alertado para o Arpose – vai ver, achas piada, é o teu género, é fácil, fazes assim – aqui vim meter o nariz, orgão que também me serve para espirrar, além de o meter onde não é chamado.
    Vou repetir : achei piada, e ao fim de um tempo pensei que podia meter a colher... e meti.
    Ora bem, de novo.Eu não sei se há protocolos, regras, procedimentos a cumprir.
    Entrei como a brasileira : Chéguê !
    E acho piada - outra vez – vir aqui, imaginando uns rostos severos ou umas caras sorridentes – tentando adivinhar personalidades, género, idade – partilhar curiosidades despertadas, recordações que me agradaram, coisas que aparecem à mão, mas nunca vir exibir a minha ignorância-como novo rico que mostra o relógio caro porque antes nem relógio tinha– e o poucochinho que vou aprendendo acicatado pelos comentários que leio.
    Bem disposto, brincalhão, curioso, um pouco atrevido ou irreverente, mas, como na Jarreteira, Por Bem.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. Será blague, mas diz-se que quando ele veio a Portugal,recebido com honras (não de Papa) quando a banda dos lanceiros da raínha atacou o hino, ele perguntou ao D. Carlos: É o meu ou o teu?

    ResponderEliminar
  3. Deixem-me ser cusco :
    O Eduardinho, aliás Bertie, nasceu em 1841, A 6 DE MAIO. Foi também padrinho o nosso Fernando II.
    Gente importante nasce em Maio !
    Quando nasceu recebeu, entre outos, o título de Duque da Cornualha (Gales foi depois)
    Quando da morte, a Raínha Alexandra da Dinamarca – a legítima, permitiu, a pedido de Eduardo, a presença de Alice Keppel ( uma espécie de Pompadour) - nem mais nem ontem bisavó da actual Duquesa da Cornualha, Srª Camilla Parker Bowls.

    Luis, já te estás a esticar demais...

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia a história dos hinos. Obrigado por a dar a conhecer. Quanto ao seu comentário-monólogo, agradeço-o. É uma prova de autenticidade e não está longe do que foi a minha entrada no Prosimetron e, depois, por pressão e insistência afectuosa e familiar, a criação, em Novembro de 2009,do Arpose. Que não tem regras estritas, senão sermos o que somos - nos nossos defeitos e nas nossas qualidades.
    Cordialmente,
    Alberto Soares.

    ResponderEliminar
  5. Acho que nos atropelamos nos comentários, mas pelo que sei o Eduardo VII é Escorpião,como o ex- marido da inefável Diana, e não Touro.Vou tentar reconfirmar...

    ResponderEliminar
  6. Prosimetron, já tinha ouvido. Vou ver. Grato.Já tinha pensado e já tinha esquecido.
    Há tanta coisa que é difícil dar abasto! Trouxeram-me pela mão para aqui e cá fiquei...
    Mas vou alargar...

    ResponderEliminar