segunda-feira, 24 de maio de 2010

Leituras Antigas I : As Aventuras do Capitão Morgan

Esta colecção das "Aventuras do Capitão Morgan" (que penso não ter nada a ver com Emílio Salgari) era composta, pelo menos, por 81 números e foi das minhas leituras predilectas, aí pelos meus dez anos. Era muito difícil de encontrar, pelos anos 50, porque iniciara a sua publicação no início dos anos 40 (1943/4?) e já tinha deixado de publicar-se. A sua editora era a Empresa Literária Universal (Rua da Hera, 17 - Lisboa) e tinha representante ou distribuidor no Porto: Jornal Divulgação Comercial, na Rua da Cruz, 161. As capas dos livrinhos eram muito sugestivas e, normalmente, algo agressivas quer nas imagens, quer nas suas cores berrantes. Os "fascículos", que mal livros se podiam chamar, tinham, meticulosamente, 23/24 páginas, anúncios diversos no final ou na contracapa, e o preço de venda era de 2$00 (dois escudos), mas comprei muitos a 1$50, ou porque estavam em saldo, ou porque os adquiri em alfarrabistas pouco importantes do Porto, e em quiosques. Lembro-me, perfeitamente, onde comprei o primeiro exemplar: na Póvoa de Varzim, na Tipografia Camões (?). Procurei-os depois incessantemente e consegui reunir 36 livrinhos. Trancrevo o final do nº 53 ("A Caminho de Granada"): "Os Irmãos da Costa não vieram, não se produziu nenhum milagre, e no entanto, ler-se-á na próxima narração, como os nossos heróis e Flor dos Bosques saíram triunfantes deste vespeiro, como Henrique Morgan dizia com tanta razão."
Vi, há dias, na net, o voluminho nº 20 das "Aventuras do Capitão Morgan" ("No País dos Celestes") à venda por euros 3,50.

18 comentários:

  1. Acho que vou gostar desta série de «Leituras Antigas».
    Conheço o Capitão Morgan, mas nunca li.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia,ms, e folgo muito.Será algum dos que eu também tenho?

    ResponderEliminar
  3. Para MR:
    a série das "Leituras..." não terá o tratamento proficiente que HMJ deu às anteriores, mas tentarei fazer o meu melhor.

    ResponderEliminar
  4. 25º poema sobre a amizade:



    Não me alcançarás, amigo.
    Chegarás ansioso, louco;
    mas eu já terei partido.

    (E que medonho vazio
    tudo o que tiveres deixado
    atrás, para vir comigo!

    Que lamentável abismo
    tudo quanto eu tenha posto
    entre nós, sem culpa, amigo!)

    Não poderás ficar, amigo.
    Voltarei talvez ao mundo.
    Mas tu já terás partido...

    Juan Ramón Jiménez, in "Forma del Huir"
    Tradução de José Bento

    ResponderEliminar
  5. tenho a colecção completa os 81 se alguém tiver interesse em comprar aceito ofertas

    anuchaaa1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Tenho a Coleção completa de 81 Fascículos.Era das minhas aventuras preferidas quando tinha 12 anos.Nunca soube o que aconteceu ao Capitão Flint, um dos seus inimigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte!...
      Pode ser que um dia o ressuscitem, ao Capitão Flint, como aconteceu a Moriarty, inimigo figadal de Sherlock Holmes...

      Eliminar
  7. Tenho o Nº 9 ainda marcado na capa a 1$50

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genuinamente portuguesa, a colecção, e os textos destas aventuras devem-se, ao que parece, a Mário Domingues.

      Eliminar
  8. A coleção completa (pelo menos em Portugal, noutros países atingiram quase os 200 fascículos...) foi de 109. Quem tiver do 81 ao 109 contacte-me, p fv. Para além disso, procuro os fasc. 11, 13, 14, 16, 28, 43, 55, 63, 75, 81. Obgd, José Paula Santos, TM 967920990

    ResponderEliminar
  9. Quando refere o nº 53 " A caminho de granada" é o nº 60 e não 53

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigo, a sua numeração está correta. Só agora reparei que a edição que tenho é "O rei dos mares" e a sua "O terror dos sete mares". Ou seja, a numeração é diferente.

      Eliminar
    2. Muito bem. E tem a colecção toda e completa?

      Eliminar
    3. http://webopac.sib.uc.pt/record=b2934099

      Eliminar