domingo, 20 de julho de 2014

Oaristo(s) 2


Fecha, quiçá, com chave de ouro, esta curta rubrica (Oaristos) iniciada a 17/7/2014, através deste postal da pombinha mensageira. Que o Luís enviou a Mademoiselle Fátima, em 16/1/1904.
De conversas com H. N., de perguntas de MR, e de uma ligeira investigação, talvez seja legítimo concluir que o emissor das missivas tenha sido o major Luiz Alberto de Oliveira (Coruche, 1880-1956), irmão do Presidente do Conselho que antecedeu Salazar: o general Domingos Oliveira (1873-1957). A donzela Fátima Tamagnini Barbosa seria sobrinha (por afinidade?) do político que foi, por 3 vezes, governador de Macau. Iconograficamente, Luiz e Fátima estão representados na fotografia abaixo, embora numa fase já mais avançada das suas vidas, e casados.
Este último postal diz assim, em jeito de oaristo: "L'amour a eté donné a l'homme pour savoir ce qu'il peut souffrir au monde" (sic). Não se pode dizer que o Militar não tivesse um estro poético...

Uma vez mais, o grato reconhecimento a H. N., que permitiu estas revelações ternas e românticas.

4 comentários:

  1. Ando com grandes dificuldades em comentar no Arpose. Vamos a ver se é desta!

    Postal engraçado com oaristo apropriado.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento a dificuldade, mas não alterei nada de tecnológico no Arpose..:-(
      O postal é, realmente, muito harmonioso..:-)
      Bom domingo!

      Eliminar
  2. A não ser a coincidência do último apelido, lamento, mas o major Luiz Alberto de Oliveira (Coruche), nada tem a ver com o general Domingos Augusto Alves da Costa Oliveira (Lisboa). Quanto à senhora D. Fátima, era a mesma filha de Artur Tamagnini de Sousa Barbosa, como refere. Do casamento com o referido senhor major não houve descendência, mas há família com eles relacionada.

    ResponderEliminar