quarta-feira, 16 de julho de 2014

Duchamp, Manguel e o Louvre


"...É por causa do autoritarismo manifesto da arquitectura do Louvre que Duchamp, nos seus dias finais, dizia que há mais de vinte anos não mais lá tinha entrado, porque as suas colecções eram arbitrárias e arbitrário, também, o valor que se lhes atribuia; que todo o tipo de quadros poderiam substituir aqueles que se acolhiam nas suas paredes veneráveis e que ele não queria, com a sua presença, caucionar a validade dessa escolha oficial. ..."

Alberto Manguel, in Oeufs de dragon et plumes de phénix.

4 comentários:

  1. Eu, nestes grandes (enormes) museus, quando já os conheço, escolho as salas onde se encontram as minhas preferências para visitar. Ao Louvre já não vou há anos, a não ser para ver exposições.

    ResponderEliminar
  2. Duchamp sempre foi um provocador, mas também é certo que deu um empurrão positivo (?) à arte moderna...

    ResponderEliminar
  3. Eu vou ver exposições e aproveito para ver mais uma sala. Mas ainda me falta muitoooo... Não minto se disser que já não tenho dedos para contar as entradas.... e ainda nunca fui às partes das antiguidades clássicas... Ainda me falta muitoooo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Louvre, só fui uma única vez. Mas andei por lá cerca de 4 horas e meia, e saí arrasado. Prefiro, sempre, museus "maneirinhos", porque, assim, se podem apreciar melhor.

      Eliminar