sábado, 12 de julho de 2014

Os algoritmos, ou as parvoíces mecânicas


 A fazer fé na definição sucinta e comum, o algoritmo é uma "sequência finita de instruções definidas e não ambíguas, que podem ser executadas mecanicamente".
Ou seja, e por palavras minhas, é uma ordem dada, eventualmente a um robot ou motor de busca que, na sua estandardização ou generalização abusiva, e na sua inerte mentalidade (?) alternativa, está eivada de boçalidades subjectivas e mecânicas.
Só assim eu posso compreender que, quando eu clico "Youtube", o painel que abre me recomende duas ou três audições indigentes de André Rieu, que é uma espécie de Quim Barreiros da música clássica mais rasteira; ou, pior ainda, que desde a véspera da visita de Letizia e Filipe VI, a Portugal, e sendo eu republicano, me inunde de "recomendados" do canal CasaRealTV (espanhola), com que não sinto a menor afinidade...
Arre!, que são burros, estes algoritmos!

7 comentários:

  1. Por acaso tb reparei nesse impingir do André Rieu, criatura que me irrita. :-)))

    ResponderEliminar
  2. Não diria que os «são burros, estes algoritmos»; alguém instruiu o YouTube daquele modo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, MR. São os gurus globais da asnice, que pretendem uniformizar uma cultura de pacotilha, bem como a fantasia delicodoce dos contos de fadas da criançada.

      Eliminar
  3. Hmmmm... Não quero ofender ninguém, mas os algoritmos que o You Tube utiliza são os mesmo do Google. Algumas das propostas que faz são pagos pelos interessados em que se visite determinado sítio ou se veja determinada publicidade. Outros são baseados no histórico do utilizador. Meu caro, o que tem andado a ouvir ultimamente? :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pascal Comelade, entre outros, que o Youtube exclui, liminarmente - porque é um marginal e, ainda para mais, uma coisa rara: catalão e francês...
      O Youtube (e o Google) também é elitista, à sua maneira..:-)

      Eliminar
  4. Sofro do mesmo problema com o Youtube... Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. O mais curioso (e cómico) é que, esta manhã, tinham desaparecido, do meu painel do Youtube, os "recomendadados" do André Rieu e da "CasaRealTV"... Mera coincidência??
    Um bom domingo, também, para si!

    ResponderEliminar