domingo, 16 de junho de 2013

Ironias


Das últimas 100 visitas ao Arpose, 31 eram originárias do Google (Mountain View), que gastou nisto mais de 2 horas. O cego, mas vigilante irmanzão viu, registou, absorveu desde a mais útil receita para uma compota de pêssego ao dito espirituoso mais inocente, do poema mais lírico à frase mais assassina, da foto singular ao menos clássico quadro de pintor desconhecido. Das reticências à pequenina vírgula - é, realmente, um obsessivo, voraz e autêntico peixe-limpa-fundos!
Mas, entretanto, quando eu abro o computador, por baixo do rectângulo onde devo introduzir o nome do blogue para aceder ao Arpose, vem este singular slogan: "Security and privacy are not optional. Stand with a broad coalition to demand that the NSA stop watching us: stop watching.us." Isto, depois que Edward Snowden deu com a língua nos dentes...
Já parece o Luis Filipe Menezes, que baniu a sigla do seu partido (PSD) de todos os outdoors, encartes de propaganda e folhetos que publicitam a sua candidatura à Câmara do Porto. São uns cómicos...
 Mas isto já vem de longe, na natureza hipócrita e humana: já Pedro tinha renegado Cristo, por três vezes, antes que o galo cantasse. Diz a Bíblia.

6 comentários:

  1. Acho assustador e vergonhoso. Nós temos direito à nossa privacidade (ou tínhamos, pelos vistos). É obsceno o que hoje se passa.
    Bom Domingo! :-)

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão: verdadeiramente abjecto.
    Um bom resto de domingo, também, para si!

    ResponderEliminar
  3. Sempre achei esta figura do Uncle Sam bastante sinistra, tão ameaçadora e dominadora, com aquele "I want you..." e o dedo apontado afinal a todos nós!
    Este "Watching you" já não devia ser novidade, mas foi realmente o Edward Snowden que nos trouxe a evidência irrefutável.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  4. Creio que a matriz deste cartaz terá nascido na Inglaterra (Jorge V) para publicitar o alistamento na I Guerra Mundial. Depois, os Estados Unidos foram-na adaptando, de forma cada vez mais absolutista, à necessidade das épocas... Não deixa, no entanto, de ser sugestiva e ditatorial.
    É sempre necessário que um homem tenha a coragem de dizer bem alto que o rei vai nu. Neste caso foi Edward Snowden... Porque, presente e subtilmente, grande parte dos grandes princípios da Democracia e dos Direitos Humanos estão a ser contornados por vários aprendizes de feiticeiros. Cá, como lá...
    Boa noite, Maria!

    ResponderEliminar
  5. Lá se foi a aparente liberdade da demoocracia...há anos que nada do que fazemos é privado, já todos o imaginavamoos este caso confrontou-nos com a realidade :)

    ResponderEliminar
  6. Saber já é um passo...Porque pouco mais poderemos fazer, senão lutar com as nossas frágeis armas contra o "Triunfo dos Porcos" (tradução portuguesa infeliz do título de Orwell, mas que aqui se aplica muito justamente).

    ResponderEliminar