sábado, 22 de junho de 2013

Da Janela do Aposento 34: Saber pensar, saber escrever


O recente texto, de António Guerreiro, publicado na ípsilon de 21.6.2013, eleva-nos a um patamar do prazer estético que se alia, na perfeição, ao primado ético e moral da escrita.


O equilíbrio entre o saber pensar e saber escrever, cada vez mais raro, provoca, merecidamente, a admiração do leitor. Ou como diria um amigo meu, com exclamação: Caramba, gostava de ter escrito um texto assim !
António Guerreiro dispensa, certamente, a publicidade, porque ele impõe-se pelo exercício nobre da escrita.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Um texto admirável de António Guerreiro!
    Eu, que senti na pele toda esta transformação no estatuto do professor e que estou inteiramente de acordo com o que este homem aqui escreve nunca o teria conseguido dizer duma maneira tão clara e lúcida.
    Foi sobretudo esta mudança de estatuto, que se foi agudizando cada vez mais, que me fez dizer basta e sair antecipadamente.
    Sempre entendi que um professor, sendo um trabalhador intelectual (não o burocrata que pretendem fazer dele) é um autor, um criativo na forma como prepara e dá as suas aulas, como leva os alunos a aprender, a crescer como seres pensantes... e para isso o seu tempo não pode ser o das 9 às 5(nos tempos que correm é muitas vezes esse e muito mais!)
    Mesmo nas horas livres, quando se informa, quando lê, quando assiste a espetáculos ou vai a museus está a construir uma bagagem pessoal que inevitavelmente reverterá a favor dos seus alunos, tudo isso fará dele um melhor profissional. É também isso que lhe dá a autoridade... que deixou de lhe ser reconhecida. Parece que para mal do ensino e do país pouca gente quer entender as particularidades da função de professor.
    Desculpe o longo desabafo mas este texto tocou no que é para mim um ponto sensível.
    Tenha uma boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Para Maria A:
    Pois, o texto resume o essencial e explica a saída antecipada de muitos professores, porventura dos melhores.

    ResponderEliminar