quinta-feira, 27 de junho de 2013

Círculos


A menos de 30 páginas do final de "Le Noir et le Rouge" (Grasset, 1984), de Catherine Nay, sobre a ascensão ao poder de François Mittérrand (1916-1996), é com pena que vejo o livro a terminar. É um texto desapiedado (ou pouco elogioso, e isento - parece-me), mas rico e inteligente, sobre os defeitos e virtudes de um grande político e homem de estado, mas também o retrato das circunstâncias e vicissitudes francesas de uma época (política).
Um dos aspectos que mais me surpreendeu e interessou foi o facto de saber que Mittérrand, em relação às suas amizades, acabou por criar uma espécie de diversos círculos ou grupos humanos que, embora quase tangenciais, raras vezes se tocavam ou conviviam entre si. Compartimentos estanques, de fidelidade, que Mitérrand, sabiamente, geria e administrava, em equanimidade. De algum modo, era a sua forma de dividir para reinar, politicamente.
Na modéstia da minha experiência, e naturalmente, verifico também que, o discurso e temas que privilegio com os meus maiores amigos, têm, quase sempre, algo de específico e predominante. Se, com alguns, a abordagem da ética, em sentido abstracto, se destaca, já, com outros, os diálogos abordam, maioritariamente, a arte e a literatura, em geral. E, ainda para outros, são os aspectos políticos, ou de sensibilidade humana que são mais recorrentes.
Digamos, para concluir, que os seres humanos, e à sua medida, não são assim tão diferentes, entre si.

5 comentários:

  1. Isso de uma pessoa ter grupos de amigos que se não misturam, parece-me até um sábio modo de continuar amigo de todos. Todos temos grandes amigos que não colam entre eles.

    ResponderEliminar
  2. Um Robert Delaunay que cola com o texto. :)

    ResponderEliminar
  3. É uma grande verdade, MR. De uma vez, num aniversário, juntei 3 dos meus melhores amigos, e a "coisa" ia dando para o torto. Nunca mais!...
    O Delaunay foi, realmente, uma boa inspiração..:)

    ResponderEliminar
  4. É interessante, também tenho amigas que não morrem de amores entre si e nunca nos juntamos. Não posso dizer que tenha muitos amigos, são mais conhecidos, mas mesmo assim os amigos formam grupos distintos.

    Conhecia a pintura, mas não me lembrava de quem era. Acho-a muito bonita.

    Boa tarde de Verão!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado, Isabel.
    Retribuo os seus votos!

    ResponderEliminar