quarta-feira, 19 de junho de 2013

Alguns títulos da Província


Por justificadas razões de proximidade, sempre os Municípios estiveram mais perto da realidade social, cultural e política dos seus cidadãos, do que, ao longo da História portuguesa, os sucessivos  governos que ocuparam o Terreiro do Paço.
De uma forma quase anónima, a nível de expressão nacional, a Província ainda mexe, apesar dos condicionalismos e apertos orçamentais, que raramente permitem exorbitar muito para além das festas tradicionais que já existiam.
Pergunto-me, às vezes, se o presente Governo teria necessidade de manter a ficção de uma Secretaria da Cultura que, como dizia Almada, "se manifesta em não se manifestar". O seu tom mate, ou escuro de penumbra, que talvez se quadre bem com o presente e pequenino ocupante do Palácio da Ajuda, não justifica a sua existência. Ao menos, que tivessem a coragem de "acabar de vez com a Cultura", passando do romantismo da hipocrisia ao realismo e "nudez da verdade" crua.
No entretanto, autárquicos, há pequenos oásis ou pequenos sítios onde a Cultura e a preocupação social ainda ocupa espaço e lugar. Deixo em imagem, e da região outrabandista, alguns sinais.

8 comentários:

  1. É verdade, há autarquias muito dinâmicas em Portugal. Basta viajar pelo país para se notar isso. O Festival de Jazz no Seixal ainda continua? Nunca cheguei a lá ir, mas ouvia falar muito bem. Quem sabe, um ano destes, ainda consiga dar lá um pulinho...

    ResponderEliminar
  2. Conto ir à Casa da Cerca - espero que o tempo o permita!

    ResponderEliminar
  3. É ainda o que nos vale...
    Quanto à sua pergunta, Sandra, creio que sim.

    ResponderEliminar
  4. Oxalá o tempo ajude!, Margarida..:-)

    ResponderEliminar
  5. O tempo ainda não melhorou por aí? Ai, isso é que não pode ser...Votos de muito calor para aí.:-)
    Ontem, em Eindhoven, estiveram 37 graus. Cruzes! Morria com a humidade.

    ResponderEliminar
  6. Nem por isso, tem estado penumbroso..:-((
    De vez em quando, o sol aparece, como a dizer que exite. Mas, hoje, ainda não choveu, pelo menos, por aqui, onde estou.

    ResponderEliminar
  7. Essa, não sabia eu!...
    É o mundo (clima) às avessas...

    ResponderEliminar