segunda-feira, 17 de junho de 2013

Produtos Nacionais 12 : os azulejos portugueses


De tanto os vermos, mal damos por eles, normalmente. Mas ainda estou para ver o primeiro estrangeiro que não admire ou não goste dos azulejos nacionais. E, quando vão ao Museu da Madre Deus, ficam, quase sempre, maravilhados.
Não teremos sido os primeiros a fazer azulejaria, mas demos-lhe, sobretudo a partir do séc. XVIII, um cunho muito pessoal que os distingue de todos os outros, que se fabricam noutros países.
Se tiveram início (?) no Egipto, foram os árabes que trouxeram a sua técnica para a Península Ibérica. Os portugueses fizeram o resto. E até os levaram para o Brasil. E, nos tempos mais recentes, há que citar como altos artífices: Jorge Barradas, Maria Keil, Almada, Carlos Botelho...

9 comentários:

  1. O Museu do Azulejo é um dos meus grandes favoritos. De vez em quando, ia lá almoçar e visitava a igreja (linda!). Dou-me conta, agora, que não voltei lá, depois de vir para cá.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de confessar, Sandra, que não vou lá há um bom par de anos... Mas tenho do local boas recordações, e memória.

    ResponderEliminar
  3. Costumo reparar nos azulejos, porque gosto. Tenho algumas fotos de azulejos.

    ResponderEliminar
  4. Pois hei-de lá ir ver, Isabel.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Também gosto de azulejos. O que tem a espiga, costumava decorar as paredes interiores de algumas padarias.

    ResponderEliminar
  6. O primeiro, com as florinhas, é muito gracioso.

    ResponderEliminar
  7. Magnífica, a sua atenção!, MR: o azulejo da espiga e papoila veio mesmo de uma padaria, desactivada. O das florinhas acho que o comprei no Norte, de par com outro das mesmas dimensões, representando uma estrela em cor verde.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da sua amostragem de azulejos, o conjunto ficou muito bonito e harmonioso!
    Mas, claro, os olhos ficaram-me naqueles dois belos azulejos pombalinos...
    É verdade que, por muito longa e antiga que seja a história destes materiais cerâmicos, são hoje uma marca bem distintiva das nossas artes decorativas e das nossas cidades.
    E o Museu do Azulejo é um centro de excelência nesta área, como não haverá outro em qualquer parte do mundo!

    ResponderEliminar
  9. Sempre grata, e útil a sua visita: fiquei a saber dos azulejos pombalinos...
    Porque os meus conhecimentos, nesta matéria, são também rudimentares.
    Obrigado.

    ResponderEliminar