sábado, 8 de junho de 2013

Livrinhos 18


O voluminho, em imagem, conciso de palavras e com apenas 30 pequenas páginas de texto, tem as diminutas dimensões de 8 por 10,8 cm. Reproduzido em Valencia, no ano de 1989, pelas Librerias Paris-Valencia, tem como autor Estéban Paluzie y Cantalozella, também ele valenciano e nascido a 6 de Janeiro de 1806. A obra foi publicada, originalmente, em Barcelona, em 1842. O autor teve vida agitada, porque pensava pela sua própria cabeça e tinha ideais que defendia, contra ventos e marés. O Tratadito de Urbanidad para los Niños insere-se numa temática de regras comportamentais e de ética, que era cara a D. Estéban.

Nota: em geminação com MR, no seu Prosimetron.

6 comentários:

  1. E quais os conselhos de D. Estebán a los niños?

    ResponderEliminar
  2. Portarem-se bem na escola, lavarem as mãos antes de comer, respeitarem o seu semelhante... coisas que, hoje, estão um pouco esquecidas...

    ResponderEliminar
  3. Por acaso, estava a pensar exactamente nisso: um livro que faz muita falta actualmente. Há comportamentos que observo muito por aqui (no país, em geral) e me tiram do sério: dão encontrões às pessoas a torto e a direito e não pedem desculpa; não formam filas para entrar nos autocarros e também não se levantam para dar lugar aos mais velhos e às grávidas; os mais novos atiram tudo ao chão, sem falar nos que cospem quase para cima das pessoas... E aqui e nos encontrões, não deixo passar, temos pena.
    Gostava de ver esse livrinho. :-)
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Sandra, os costumes levaram um "abanão" forte, nestes últimos anos... Talvez porque as crianças foram criadas fora das famílias (o trabalho exterior da Mulher e mãe), talvez pelo "é proibido proibir" do Maio de 68, pelo desleixo dos Pais, pelo egocentrismo yuppie dos anos 80... enfim, por tanta coisa.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. As crianças aprendem o que vêem.

    Esses livrinho deve ser bem interessante. E uma preciosidade. Adoro livros pequeninos. Tenho muitos, mas nenhum assim antigo.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. É, no mínimo, curioso, Isabel. E pertence a uma colecção extensa de que tenho 3 ou 4.

    ResponderEliminar