sábado, 29 de setembro de 2012

Incursões Culinárias 20: Marmelada



No início de Setembro falei no ARPOSE da agricultura a propósito de ofertas várias: abóboras, maçãs e uma enorme caixa de tomates. Lembro-me de ter feito um comentário sincero, mas porventura inoportuno, para uma das ofertantes, dizendo que apenas me faltavam marmelos para fazer marmelada. A oferta seguinte não demorou, veio anteontem, 4,5 kg de marmelos.
Para a feitura da marmelada escolhi uma receita de Maria Odette Cortes Valentes, do seu livro Cozinha Regional Portuguesa, p. 154. 
O resultado consta da única foto, acima, que o "Google" me deixa transmitir aos leitores. Queria acrescentar a receita, digitalizada, bem como uma foto das tigelas numa outra perspectiva. "Encravanços" do mundo virtual ou tentativas de extorsão para pagar uma "mesada" ao Picasa (!)

Post de HMJ, dedicado a MR com um fim-de-semana doceiro

2 comentários:

  1. E que belo aspeto que têm os marmelos e a marmelada. No outro dia, ofereceram-me dois marmelos que cozi: lavei-os (óbvio), cortei-os em quartos, tirei as sementes e cozi-os com casca, tal como me aconselharam (tirava sempre a casca), com um pouco de açúcar e um pau de canela. Ficam muito bons.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    Dos marmelos ainda inteiros, fiz também como explica MR. Cozi-os e, embora sem canela, pousam em frascos, tal como os doces, para um dia servir de sobremesa.

    ResponderEliminar