sábado, 22 de setembro de 2012

A última semana

Nos últimos oito dias, do ponto de vista político, assistimos a inúmeras declarações que primavam por uma linguagem de pau, entre a banalidade burocrática e o disparate dissimulado por belas palavras. Entretanto, o discurso popular agudizava-se nas ruas. Do semi-cerco ao Palácio de Belém, aquando da reunião do Conselho de Estado (Porque terá saído Mário Soares a meio, cerca das 20h00?) retive uma frase de um manifestante, que falava bem e tinha o discurso arrumado. Disse ele: "A polícia está cá fora, mas os ladrões estão lá dentro" - as generalizações são sempre injustas, foi o que pensei. E lembrei-me de 1975.
Creio que terá sido Karl Marx, no seu trabalho sobre o 18 Brumário que postulou que a História, normalmente, se repete, a primeira vez, como tragédia, a segunda vez, como farsa. Em 1975, o general Costa Gomes, Presidente indigitado, veio, cá fora e pessoalmente, arengar e serenar a multidão de manifestantes. Convenhamos que era um militar de craveira, e estava habituado a multidões. O seu sucessor, ontem, mandou um porta-voz de 3ª classe, cujo nome desconheço, ler um curto comunicado de 7 pontos, em linguagem de pau, aos jornalistas, já muito tarde. Não sei a que horas os sitiantes/manifestantes debandaram.
Mas os petardos já começaram a arder nas praças e nas ruas.

2 comentários:

  1. (Porque terá saído Mário Soares a meio, cerca das 20h00?)

    «Quando questionado (à saída) pelos jornalistas sobre como tinha corrido a reunião, balbuciou uma resposta monossilábica incompreensível.» (respigado aqui:http://www.publico.pt/Política/soares-deixou-conselho-de-estado-as-19h55-1564057)

    Talvez Eanes, a propósito de algumas soluções para a crise que Soares, nos últimos dias, sugeriu, lhe tenha lembrado algo do passado que ele não gostou, e por isso saiu... :-)

    ResponderEliminar
  2. É uma hipótese que não tinha pensado, c. a.. Imaginei que:
    1. Se tivesse sentido mal.
    2. Quisesse ir jantar a casa.
    3. Tivesse partido a louça e quisesse abandonar a loja de porcelanas.

    ResponderEliminar