segunda-feira, 1 de julho de 2013

Filatelia LXVIII : há 160 anos, o início


Treze anos depois da pioneira Inglaterra (1840), Portugal iniciava, a 1 de Julho de 1853, precisamente, a circulação dos primeiros selos postais que representavam, no centro e em relevo, a efígie, de perfil, da rainha D. Maria II. Nesse dia, foram postos à venda os selos das taxas de 5 e 25 réis, o primeiro usado nos portes de impressos e jornais, e o segundo para ser usado nas cartas. Mais tarde, seriam emitidos mais dois selos: de 50 e 100 réis. A série de 4 estampilhas circularia até completo esgotamento.
É destes primeiros 2 selos, emitidos há 160 anos, que damos imagem neste poste. Bem como de uma carta circulada, enviada de Elvas para Lisboa, um ano depois, em Agosto de 1854.

9 comentários:

  1. Interessante.
    Linda letra no envelope.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Curioso. Os preços, para a época parecem muito altos.

    ResponderEliminar
  3. É ainda escrita à pena...se calhar por pessoa treinada naqueles cadernos antigos de caligrafia.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma certa dificuldade em fazer as equivalências, mas a taxa de 25 réis manteve-se até 1910. Passando, com a criação do Escudo, para 2,5 centavos, o que seria igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então talvez não fosse caro. acho que aquando da transição para o escudo (na implantação da república) 1 escudo valia 1000 reis...

      Eliminar
  5. Quer dizer que há dez anos o Professor e a Secretária...

    ResponderEliminar
  6. ...E vão 3 (Ortas)!: o de Castelo de Vide, o de Leiria, e este António José que, pelo menos na altura, vivia em Lisboa...

    ResponderEliminar