Treze anos depois da pioneira Inglaterra (1840), Portugal iniciava, a 1 de Julho de 1853, precisamente, a circulação dos primeiros selos postais que representavam, no centro e em relevo, a efígie, de perfil, da rainha D. Maria II. Nesse dia, foram postos à venda os selos das taxas de 5 e 25 réis, o primeiro usado nos portes de impressos e jornais, e o segundo para ser usado nas cartas. Mais tarde, seriam emitidos mais dois selos: de 50 e 100 réis. A série de 4 estampilhas circularia até completo esgotamento.
É destes primeiros 2 selos, emitidos há 160 anos, que damos imagem neste poste. Bem como de uma carta circulada, enviada de Elvas para Lisboa, um ano depois, em Agosto de 1854.
Muito interessante, este post.
ResponderEliminarObrigado!
ResponderEliminarInteressante.
ResponderEliminarLinda letra no envelope.
Boa noite!
Curioso. Os preços, para a época parecem muito altos.
ResponderEliminarÉ ainda escrita à pena...se calhar por pessoa treinada naqueles cadernos antigos de caligrafia.
ResponderEliminarBom dia!
Tenho uma certa dificuldade em fazer as equivalências, mas a taxa de 25 réis manteve-se até 1910. Passando, com a criação do Escudo, para 2,5 centavos, o que seria igual.
ResponderEliminarentão talvez não fosse caro. acho que aquando da transição para o escudo (na implantação da república) 1 escudo valia 1000 reis...
EliminarQuer dizer que há dez anos o Professor e a Secretária...
ResponderEliminar...E vão 3 (Ortas)!: o de Castelo de Vide, o de Leiria, e este António José que, pelo menos na altura, vivia em Lisboa...
ResponderEliminar