terça-feira, 23 de julho de 2013

Curiosidades 76


Pensava eu que eram um passatempo muito antigo, quando soube, há dias, que, na sua versão actualizada, com casas a negro, as Palavras Cruzadas cumprem apenas o seu primeiro centenário a 21 de Dezembro de 2013. São uma invenção aperfeiçoada do violinista americano, de origem inglesa, Arthur Winne (1871-1945). E foi, em 21/12/1913, que, no suplemento "Fun" do jornal "New York World", apareceram pela primeira vez. Aliás, sem grande sucesso inicial. Mas, rapidamente, foram ganhando crescente popularidade.
Devo-lhes muito: entretenimento em longas esperas entediantes, o conhecimento de inúmeros vocábulos (aca, ata, alor...) que, de outro modo, decerto não conheceria; e um constante exercício de memória, porque ainda hoje as faço, com gosto.

6 comentários:

  1. Ou seja, no ano em que nasceram os meus avós maternos. :-)
    Que interessante!
    Também gosto, mas não faço com a assiduidade que deveria...

    ResponderEliminar
  2. Não tenho paciência para fazer palavras cruzadas, nem puzzles. Nunca tive. Desespera-me não saber logo as coisas e deixá-las inacabadas.
    Admiro quem faz pacientemente puzzles de centenas de peças.
    Mas as palavras cruzadas podem ensinar imenso vocabulário.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Cem anos na vida da Humanidade são um instante..:-)

    ResponderEliminar
  4. Puzzles, nunca fiz, mas mesmo que eu não consiga acabar as Cruzadas, tento sempre. É claro que fico mais satisfeito quando as faço bem... O mesmo se passa com os Sudoku, de que também sou fã.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Palavras cruzadas já fiz, mas intermitentemente; puzzles, não, não tenho pachorra. Sudoku, faço por revoadas, mas nem sempre acabo.

    ResponderEliminar
  6. Faço quase diariamente, umas e outros..:-))

    ResponderEliminar