segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uso pessoal 9 : Lápis


São alguns, apenas,  dos muitos lápis que tenho a uso, em simultâneo. Objecto simples e muito útil, que adquiriu direito de alforria e configuração final, por alturas da Revolução Francesa. Uns mais macios no traço, outros mais ásperos na escrita, facilitam as emendas e rasuras, sempre que necessário, através das safas ou borrachas de apagar. Dois ou três já são só e apenas cotos, mas pela macieza do traço não tive coragem, ainda, para os deitar fora. Do alemão Staedtler e do checo Hardtmuth até ao portuguesíssimo Viarco, aqui ficam em imagem.

10 comentários:

  1. Que giros! Também gosto muito de lápis. Quando der um pulinho à Alemanha, vou ver esses que menciona.

    ResponderEliminar
  2. Faltou-me um, que não encontro, grande com duas cores: azul e vermelho -interessantíssimo, muito usado, antigamente, em casas comerciais.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro lápis tenho dezenas, não consigo ler sem um lápis na mão ... e, outra curiosidade tenho sempre de 6 a 8 Bic Cristal azul na mala nunca sei como é que elas vão todas lá parar acho que tenho medo de sair de casa sem esferografica e junto sempre mais uma antes de sair...

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me desses lápis de um lado azul e do outro vermelho. Tb tive alguns.
    Costumo usar um lápis Ikea (pequeno), de tirar as referências das compras na loja, dentro do livro que estou a ler. É muito macio.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo-a, Teresa, porque não consigo sair de casa, sem material de escrita. E, se me esqueço, compro logo uma Bic no primeiro lugar onde possa.

    ResponderEliminar
  6. E são bem jeitosos esses lápis da Ikea. Creio que ainda tenho, algures, 2 ou 3...

    ResponderEliminar
  7. Também tenho sempre muitos lápis. Gosto de escrever e sublinhar nos livros que vou lendo.
    E também tenho imensos lápis de cor, mas esses não uso. É quase mania. Gosto de desenhar, mas acabo por nem os utilizar e por cá andam guardados.

    Não conheço os da Ikea.

    Gostei muito da foto e achei piada, antes de ler o post, ver o lápis tão pequenino...depois li o porquê.

    E gosto tanto de lápis, como detesto afiadeiras que se estragam num instante. Tenho que ter os lápis sempre muito afilhadinhos.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  8. É curioso, mas eu nunca achei grande graça aos lápis de cor, nem mesmo às lapiseiras, embora tenha 2 ou 3. Concordo consigo sobre as aguçadeiras, e as borrachas (ou safas), hoje em dia, não prestam, também.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  9. Afiadeiras aguçadeiras ou apara-lápis são, hoje em dia, de fraquíssima qualidade.
    Gosto de algumas lapiseiras.

    ResponderEliminar
  10. Aguçadeiras de razoável qualidade, procurando muito, ainda se encontram, agora, quanto a borrachas é que eu já desisti.

    ResponderEliminar