domingo, 14 de julho de 2013

Da Janela do Aposento 36: Essa agora ! - A propósito de uma iniciativa infame do "Expresso"


Eça de Queiroz, Páginas de Jornalismo

A parte mais esclarecida, mental e eticamente, deste povo que continua muito sereno não imaginaria, de certo, assistir a uma "burricada" - política - como aquela que o mais alto magistrado decidiu despoletar.
Não contente com esse coice de um qualquer asno, houve meia dúzia de intelectuais - quiçá entalados por outras presidências - que se subjugaram a outro espectáculo não menos degradante, sobretudo porque se enquadra num foro mais elevado, i.e., da esfera da literatura.
Sucede que a publicação dos últimos textos de António Guerreiro, publicados no ípsilon, já deu para perceber que a sua escrita não alcançava o desejado "leitor médio" do "Espesso".
Com efeito, quando A. Guerreiro falava, recentemente, da "proletarização" da função docente - tanto liceal como universitária - faltava, ainda, este "fecho de abóbada" que dá pelo nome de "Eça agora (!)" Encontrou-se, pois, uma forma expedita e pomposa de adulteração de textos literários - chatos, extensos e incompreensíveis - com o objectivo de os servir, num "produto light", tipo "coca-cola zero", para consumo de mentecaptos, discentes, docentes e leitores.
A devassa é geral e a campanha publicitária não consegue iludir a indigência mental deste "Reino da Estupidez" em que vivemos.
Ora, o texto reproduzido acima demonstra que nem o povo, e muito menos o autor, mereciam uma humilhação semelhante.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Ontem estive a ler este post e acabei por não comentar. Não consegui ler o texto destacado. Ouvi qualquer coisa sobre Os Maias, mas não sei se é disso que fala. Fiquei com alguma curiosidade, mas como não li o Expresso...
    De qualquer forma, se é para modificar livros para os tornar "light" discordo completa e vivamente! Acho que não há direito de se modificarem obras, ainda por cima se os autores já não podem ter uma palavra a dizer. Aqueles livros adaptados, para crianças,ainda concordo, agora produtos "light", acho inaceitável!
    Se calhar não estamos a falar do mesmo assunto...
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Isabel,
    tenho pena que não consiga ler o texto do Eça, das suas "Paginas de Jornalismo", que são admiráveis. Talvez aumentando a imagem ???
    Quanto ao resto, é uma iniciativa do "Expresso", em que vários "escritores" pretendem fazer uma "actualização" do texto, "modernizando" personagens e incluindo, p.ex., figuras próprias da "Caras", como o José Castelo Branco, Manuela Moura Guedes, etc. Na página "online do Expresso" deve poder ver este atentado ao escritor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua resposta. Seria disso que ouvi falar, mas não sabia exactamente o que era.
      Pelo que diz, parece-me uma coisa um bocado parva.
      Vou tentar imprimir este texto. Tenho vários livros do Eça de Queiroz, mas não tenho Páginas de Jornalismo - é esse o título do livro, não é?
      Obrigada
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Isabel,
    eu tirei a cópia da edição, em papel bíblia, da Lello. Mas deve haver outras edições das Páginas de Jornalismo.

    ResponderEliminar
  4. Para a Isabel, em aditamento:
    Encontrei, nos Livros do Brasil, o título: Da Colaboração no "Distrito de Évora", jornal em que Eça colaborou. São, ao todo, 3 volumes. Espero que a informação ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Ontem estive a ver no site Wook e não encontrei. Vou perguntar à Cláudia da Lumière se mo arranja.
      Obrigada :)

      Eliminar