quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gerardo Diego (1898-1987)


Y tu infancia, dime...

E a tua infância, diz-me?, onde está a tua infância?,
porque eu quero-a.
As águas que bebeste,
flores que pisaste,
as tranças que entrançaste,
os risos que perdeste.
Como é possível que não sejam meus?
Diz-me, que estou triste.
Quinze anos só teus, que nunca foram meus.
Não me escondas a infância que foi tua.
Pede a Deus que faça regredir o tempo.
Há-de regressar a tua meninice e brincaremos.

Gerardo Diego, in Hasta siempre (1948).

9 comentários:

  1. Lindíssimo. Tal como à Margarida, foi a palavra que me ocorreu. :-))
    Gosto muito de vir aqui. Surpreende-me sempre com estas pequenas-grandes maravilhas. Mais um poeta que tenho de conhecer melhor...:-)

    ResponderEliminar
  2. Fico recompensado pelo poema agradar. Tenho sempre uma preocupação: evitar os poemas grandes. Ora, nem sempre os pequenos são os melhores...

    ResponderEliminar
  3. Há poemas grandes que gosto muito:
    "O Haver" do Vinicius; "A Estrela da Tarde" do Ary, o " Adeus" do Eugénio, entre outros, entre outros...

    ResponderEliminar
  4. Também eu, Sandra, mas as pessoas, hoje, têm muita pressa e eu gosto de ter em conta a realidade: raras visitas estão no Arpose, mais do que 2 minutos, são sôfregas e leveiras - a Sandra é uma amiga e preciosa excepção..:-))
    Por outro lado, as traduções, embora me dêem prazer, não são pera doce..E demoram o seu tempo.

    ResponderEliminar
  5. Por gostar do poema, Isabel, é que o tentei traduzir. E da forma que fui capaz.

    ResponderEliminar
  6. :-) Dois minutos?! Que impressão! Detesto pressas, seja no que fôr. Comppreendo isso, se fôr só para ver o que o blogger publicou para decidir o que ler mais tarde, mas depois, há que saborear, apreciar, degustar e isso implica tempo, cuidado. Daí que eu só comente em 3 ou 4 blogues. O meu telemóvel tem acesso à net e isso também me possibilita ler nos transportes e publicar comentários. Grata por me considerar uma amiga do Arpose. :-) Fico contente!

    ResponderEliminar