segunda-feira, 8 de julho de 2013

Capas e Prémios


Sempre fui sensível à qualidade (ou falta dela) estética das capas dos livros. E, aqui no Blogue, algumas vezes falei disso. Do meu ponto de vista pessoal, e talvez  injustamente, considero os anos 60 como a idade de ouro da ilustração portuguesa, de que salientaria os nomes de Sebastião Rodrigues, Victor Palla, Lima de Freitas, Bernardo Marques, José Cândido, entre muitos outros.
Lá fora, a editora britânica Penguin Books criou até um prémio anual para o melhor design de capas de livros que, em 2013, galardoou o inglês Hayley Warnham, pelo seu trabalho para uma nova edição do policial "The Big Sleep", de Raymond Chandler. Embora não faça o meu gosto, aqui fica a notícia e a imagem do design da capa de livro premiada. Bem como um cartaz, do mesmo designer britânico, executado para o "Print Club Londons".

2 comentários:

  1. Acho-lhes um "ar" antigo. Mas acho alguma graça ao cartaz.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo, MR. Há um lado anos 50, na capa do livro, com um toque surrealista, e um lado "pop", no cartaz, muito evidente.

    ResponderEliminar