domingo, 14 de julho de 2013

Entre o paradoxo e o cinismo...


"Não digam mal dos meus amigos, porque eu sou bem capaz de o fazer melhor."

Sacha Guitry (1885-1957).

7 comentários:

  1. Dos que dizem mal dos amigos, espera-se!...

    ResponderEliminar
  2. E eu acrescentaria, " E com mais graça." :-) Quando oiço quem gosta de mim, a falar dos meus defeitos com carinho e piada, sinto sempre que há uma grande cumplicidade entre nós...Fazem-me rir de mim própria, o que é muito bom. ;-)

    ResponderEliminar
  3. Mas, Presépio no Canal, Sacha Guitry deve referir-se àquelas pessoas que lhe dizem a ele mal dos amigos. Puxa! :-)

    ResponderEliminar
  4. Ah, bom, nesse caso, como diria a minha mãe: "Pelo espelho dos outros, me vejo" ;-) Mas aí, travo logo a conversa. Bom Domingo, MR! :-)

    ResponderEliminar
  5. Desculpem-me as minhas Amigas, e porque cheguei já noite a casa, em vez de responder a cada uma, colectivamente, dar a minha opinião pessoal sobre a frase de Sacha Guitry.
    Antes de mais, não se deve excluir um certo tom de desafio provocatório, que é comum a muitos artistas, bem como o gosto pelo cultivo do paradoxo, em si mesmo.
    Torga referia-se, e bem, em relação a um caso familiar que lhe desagradava: "Quem compra o campo, também compra as pedras..." E fora os familiares mais chegados, são os amigos e amigas as pessoas que, necessariamente, melhor conhecemos. Nas suas qualidades e nos seus defeitos, a menos que não tenhamos sentido crítico, porque ninguém é perfeito. E a amizade acaba por ser a melhor forma de reconhecer os outros na sua humanidade. Imperfeita, naturalmente. E aceitarmo-nos, de modo recíproco.

    ResponderEliminar