quinta-feira, 4 de julho de 2013

Destinos turísticos de moda, e outros


É altamente improvável que eu alguma vez venha a visitar Copenhaga. Há cidades europeias eleitas (Londres, Praga, Paris, Veneza...) e outras que não concitam grande atracção, como será, eventualmente, o caso da capital da Dinamarca.
Mas, hoje, por mero acaso, tive conhecimento que, em Copenhaga, se encontra uma das mais interessantes colecções de escultura romana (bem como egípcia e grega) fora de Itália, precisamente na Ny Carlsberg Glyptotek.
O Museu não se esgota aqui, mas o acervo de escultura romana, constituído na base da colecção pessoal de Carl Jacobsen (1842-1914), sob conselho especializado do arqueólogo alemão Wolfgang Helbig (1839-1815), é o núcleo mais interessante.
Aqui ficam duas imagens, e a informação.

7 comentários:

  1. Copenhaga também nunca me atraiu, mas a nota que aqui deixa quanto ao museu é muito interessante. Obrigada.
    Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
  2. Foi um gosto, Sandra. E nunca se sabe...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Copenhaga tem um encanto que está sobretudo no modo de vida e nas pessoas. É tudo muito mais "caliente" do que seria de esperar numa cidade nórdica.
    Isto é um pretexto para lhe dizer que, no http://olinguado.blogspot.pt/2013/07/i-tawt-i-taw-puddiycat.html, coloquei um PS sobre a múmia.
    Bom dia de praia!

    ResponderEliminar
  4. Anoto a sua experiência, meu caro Artur Costa. Chegou a ver o Museu?
    Já revisitei o seu poste.
    Praia não será, que o calor vai ser excessivo, mas vou tentar abrigar-me (como, aliás, faz a "múmia paralítica")...

    ResponderEliminar
  5. Hmmm... O Museu... Tem estátuas de homens nus, e não foi disso propriamente que eu fui procurar na Dinamarca... :-D

    ResponderEliminar
  6. Agora mais a sério: o que me diz disto?
    http://es.noticias.yahoo.com/blogs/arte-secreto/el-aut%C3%A9ntico-y-colorido-aspecto-las-estatuas-cl%C3%A1sicas-121014767.html

    ResponderEliminar
  7. Para quem não soubesse (eu soube-o, em Coimbra, pela voz da Prof. Dra. Mª Helena da Rocha Pereira, em 61 ou 62), seria uma grande surpresa. O TLS, aqui há uns dois ou três meses, tinha também um artigo desenvolvido sobre a pintura nas estátuas gregas, romanas...
    Agradeço, de qualquer modo, a sua indicação.

    ResponderEliminar