segunda-feira, 1 de julho de 2013

1 mote de Maquiavel para 3 glosas pessoais, sobre o estado do mundo


Mote:
"Concluo então que um príncipe não precisa de se incomodar muito com as conspirações, quando o povo está satisfeito, mas quando esse povo lhe é hostil e o odeia, então ele deve recear tudo e cada um."

Niccollò Machavelli (1469-1527).

Glosas:
1. As primaveras árabes já acabaram há muito, mas parece que, pelo menos no Egipto, o Verão já começou. Com vários incêndios.
2. O nosso ex-pm Barroso, quando foi para Bruxelas, começou por querer agradar a todos. Ao que se lê, vai acabar com a inimizade da maioria...
3. No rústico galinheiro nacional das Finanças, o galo vagaroso deixou de cantar. Saltou para o poleiro uma galinha, por swap, e a cacarejar.

7 comentários:

  1. E ainda por cima uma galinha " coxa ", enredada no folhetim do diz-que-disse-afinal não disse da transição de governos e de swaps, e que já se vê que terá de passar algumas horas ( dias? ) no Parlamento a ser assada em lume brando... Mas tenho para mim que foi uma solução de recurso por parte do Dr.Passos Coelho. Só há voluntários quando as vacas estão gordas...

    ResponderEliminar
  2. E não só, LB, porque (ao que me disse um Amigo), pelo "derrière" faz jus ao ditado que diz que os(as) bracarenses nunca fecham bem as portas..:-))

    ResponderEliminar
  3. Respondendo ao comentário de Luís Barata. Não acho que tenha a ver com o tempo das vacas gordas, tem a ver com certa demência. Quando este Governo tomou posse, toda a gente sabia que esse tempo já era. Passos, Portas & Cia. não souberam gerir toda a boa vontade e disposição que havia por parte do povo para fazer alguns sacrifícios. As pessoas tentaram ignorar os que se lia nas entrelinhas da campanha eleitoral do PSD: a loucura de desemprego que vinha aí e o desmantelamento do Estado Social (Segurança Social, Ensino e Saúde). O que eu nunca pensei foi que todos os orçamentos fossem sucessivamente mal feitos. Não acertaram uma única vez. É demais! E depois de tanta austeridade, o país está mil vezes pior do que há dois anos e não se vislumbra nenhuma luz.
    Já sei que me vão vir aí com conversas sobre o Sócrates…

    O Passos Coelho é um sem vergonha e provocador (no mau sentido, claro): promover a Secretária de Estado mentirosa a Ministra?!! E o Cavaco dá-lhe posse??!
    Parece que o Governo está quase a desligar a máquina.

    ResponderEliminar
  4. Do maduro Poiares, que não deve chegar a amadurecer, da ministra que já nasceu póstuma, do mais bimbo ministro da democracia (o inefável Alvarito), do licenciado mais turbo, até aos mentirosos mais compulsivos, temos tido nestes 2 anos, talvez, os governantes mais surrealistas de todos os tempos.
    Que mais nos irá acontecer? Seguro?
    Boa noite, Miss Tolstoi!

    ResponderEliminar
  5. Pois, quando a luz ao fundo do túnel talvez seja o Seguro...

    ResponderEliminar