quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O lado negro do Carnaval de Colónia



Por experiência própria, conheço bem o Carnaval de Colónia. Com raízes comparáveis a uma crítica social vicentina, sofreu, no entanto, uma evolução negativa à semelhança da sociedade e dos seus políticos. Com efeito, uma tradição popular transformou-se num enorme negócio, liderado por um comité de festas, cujo responsável se apresenta na imagem acima, que aluga, ao preço de 74,50 euros (!) um lugar sentado para assistir à passagem dos carros alegóricos.
Ora, este ano, um dos carros representa, de forma abjecta e insidiosa, a alegoria dos valores do capital, apresentando a "boa" senhora Merkel a alimentar os "porquinhos" do Sul, falseando, assim, a realidade "pintada" por determinados políticos e uma imprensa acrítica. 


Avessa a populismos, não costumo confundir a liberdade de imprensa e o direito de crítica, mesmo brejeira, com ataques soezes à laia de escumalha que não respeita o valor supremo da dignidade humana.

Post de HMJ

7 comentários:

  1. Para Miss Tolstoi:
    o obsceno é ainda mais intolerável quando passa a denegrir os valores essenciais da dignidade humana, como é o caso. Obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  2. No fim dos anos 60 um alemão que tinha sido feito presioneiro de guerra ,e
    estado num campo de concentração no Canada.Não teve a vergonha de pedir uma reforma!!

    ResponderEliminar
  3. O "manécas Martins" enganou-se, certamente, no endereço do blogue, porque não percebeu nada do texto. O "comentário" faz-me lembrar determinados "abafos" nos jornais on-line, em que as pessoas pretendem deixar a sua marca, de forma despropositada, enviesada e, sobretudo, com uma escrita que, como todos reconhecem, não é de lei neste blogue.

    ResponderEliminar
  4. Depois de sair da tropa em 65 fui para a alemagna,onde tinha um tio casado com uma alema.
    Foi em hamburgh onde vi as guidounes plantadas nas janélas,e onde vi depois de ter vivido num estado ultra religioso e fascista,racista,chamado portugal,onde portugueses pobres éram abusados,por outros falsos religiosos,mas ricos que ainda hoje enchem os bolsos dos deutchs,que se servem
    dos lusitanos para produsirem barato!!
    Estive na westphalia onde vi como éramos tratàdos.Um alemão a fazer um espectáculo desses em cologna não me admira!! Absulotamente nada,os Russos deixaram uma boa marca no fim da guerra...creio que 2 milhões de bastardos!!48 anos sem ter muitas opurtonidades de escrever...creio que è um pouco normal??Ter que aprender 3 linguas,mas ter um filho que fez a Universidade,yes estou orgulhoso,mesmo depois de ter feito a Africa dos brancos racistas!!

    ResponderEliminar
  5. Post Scriptum.

    Mas gosto imenso do seu blog.Chapeau

    ResponderEliminar
  6. Post Scriptum.

    Mas gosto imenso do seu blog.Chapeau

    ResponderEliminar