quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jantar com Degas


Já aqui transcrevi algumas palavras de Valéry sobre a ternura muito especial do seu amigo e pintor Edgar Degas, com quem ele privou de perto. Algumas vezes jantaram os dois, em casa do Artista, com a presença discreta, até certo ponto, da governanta Zoé. É esse apontamento curioso que passo a traduzir:
"...Neste apartamento do segundo andar encontrava-se uma sala de jantar onde eu comi bem tristemente muitas vezes.
Degas temia a prisão de ventre e a inflamação intestinal. A vitela demasiado ao natural e o macarrão cozido em água límpida muito lentamente, que nos servia a velha Zoé, era duma rigorosa insipidez. Era necessário comer em seguida um tipo de geleia de laranjas de Dundee que eu não suportava, mas que acabei por aceitar e que, julgo, já não detesto agora, por causa da recordação. Se acontece eu saborear, presentemente, este puré entremeado por pequenas tirinhas cor de cenoura, parece que me reencontro de novo sentado em frente de um velho homem terrivelmente solitário, entregue a lúgubres reflexões, privado, pelo estado dos seus olhos, do trabalho que foi toda a sua vida. Ele oferece-me um cigarro, tão duro como um lápis, que eu faço rolar entre as palmas das minhas mãos para o tornar fumável; e este movimento, de cada vez, mais o interessa. Zoé traz o café, apoia o seu grande ventre na mesa, e conversa; ela fala muito bem; parece que foi preceptora: os enormes óculos redondos que traz dão um ar sábio ao seu rosto largo, honesto e sempre sério. ..."

Paul Valéry, in Degas Danse Dessin (pgs. 50/51).

6 comentários:

  1. por serem tão sensaborões, os jantares ficaram memoráveis. Normalmente é ao contrário. :)

    ResponderEliminar
  2. O texto é muito interessante. Gosto muito de Degas - pergunto-me se ele e Columbano não se teriam dado bem?

    ResponderEliminar
  3. Atenção, MR, eu tenho uma experiência contrária, e semelhante a Valéry. Um dia, conto.

    Ainda não li o livro todo,Margarida, mas deu para concluir que Degas tinha um feitio difícil.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente por isso - Columbano também não devia ser fácil. A minha dúvida é se dariam bem ou se desprezariam mutuamente. Impossível saber...

    ResponderEliminar
  5. Entrando por terreno movediço e meramente especulativo: é provável que se entendessem (bem). A relação Caranguejo (Degas)/ Escorpião (Valéry) é clássica, e normalmente boa. Columbano ( 21/11) é do final de Escorpião, na cúspide Escorpião/Sagitário. Teoricamente, sim, para concluir.

    ResponderEliminar
  6. É possível - acho que deviam ter muito em comum...

    ResponderEliminar