Os trabalhos alheios, feitos com qualidade e gosto, assim como os objectos nobres, constituem, frequentemente, estímulos irresistíveis. Com efeito, de um "post" de maria a., recente seguidora do ARPOSE, no seu blogue: Arte, Livros e Velharias, sobre a louça Silvinha, da Vista Alegre, nasceu a ideia de "geminar". Apresentamos, pois, os restos de colecção, a começar pela "Silvinha", porque tanto gosto do nome como das peças.
1
2
3
4
5
6
Algumas notas finais. Exceptuando a "Silvinha" que tem o carimbo VA antigo (1881-1921), as restantes peças devem ter sido produzidas entre 1922 e 1947. Gosto, particularmente, dos pratos apresentados com o número 6. Dos serviços de chá, prefiro a "Silvinha" por achar o segundo, com o número 2, um pouco foleiro nos desenhos. As duas chávenas de café, com o número 3 nas imagens, foram compradas recentemente, mesmo sem pires, sobretudo pela forma um pouco invulgar.
Post de HMJ, dedicado a maria a., pela inspiração
Louças muito bonitas.
ResponderEliminarOs que acho mais bonitos são o primeiro e a chávena com pires às riscas.
Boa noite!
Para Isabel
ResponderEliminarTambém gosto das "riscas". Bom Domingo.
Muito obrigada por me dedicarem este post e pela referência ao meu blogue. A Vista Alegre tem-nos brindado com peças encantadoras e têm aqui exemplares que são bem prova disso.
ResponderEliminarCheguei ao ARPOSE atrás de um livro e gostei do que encontrei. Eu, sim, fiquei logo “cliente”...
Cumprimentos
Maria
Para Maria A.:
ResponderEliminarEu agradeço o estímulo e a possibilidade de reproduzir peças com gosto e o "peso dos anos".
Confesso a minha ignorância, não sei o que é loiça silvinha... Ou então já esqueci ... O que para mim tem o mesmo resultado ou significado.
ResponderEliminarPara JAD:
ResponderEliminarsucede que a Vista Alegre, ainda hoje, atribui um nome a cada colecção ou serviço. Assim, o conjunto de chá retratado na imagem 1 tem o nome de "Silvinha", provavelmente pelas flores de silvas (?).
O primeiro conjunto é lindo!!
ResponderEliminarE que blog interessante! Pena que ainda nao tenho nenhuma peça daquelas na minha coleção :)
Creio que terão pertencido ao meu Avô materno.
ResponderEliminarMuito obrigado pelas suas palavras, e visita.