quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Prioridades


A cena clássica de prioridades, em ficção e para mim, é a disputa entre o gigantesco Little John e Robin Hood, na travessia de uma ponte de madeira. Discutiram a prioridade à paulada, foram os dois à água, mas por aí começou uma fiel e grande amizade, orientada contra a ditadura do King John e do xerife de Sherwood ou de Nottingham. O que se pode chamar um nobre objectivo, apesar do mesquinho início.

Ora, em Portugal, estes dissídios sobre prioridades, muitas vezes, também acabavam à pancada e, o vencedor ganhava direito a atravessar primeiro, mesmo que contuso. O que eu não sabia e o meu Amigo AVP, gentil e oportunamente, me deu a conhecer, foi que, para dirimir e evitar estas escaramuças, avisadamente, o nosso rei D. Pedro II (1648-1706), mandou colocar um aviso de trânsito, em 1686, na rua do Salvador, em Alfama - que, ainda hoje, se pode ver. Definindo, com força de lei, o regime de prioridades das seges e carruagens. Um caso notável de pioneirismo e clarividência régia...

com grato reconhecimento a AVP.

4 comentários:

  1. Fantástico! Para mim a prioridade é em geral daquele que tem um ar mais perigoso ... :)

    ResponderEliminar
  2. A prudência aguça o engenho...O facto é que, Margarida, quem vinha de cima, é que tinha de recuar, aliás, como hoje - creio.

    ResponderEliminar
  3. Interessante!

    ( Lembro-me dessa cena num filme do Robin dos Bosques!)

    ResponderEliminar
  4. Acaba por ser uma das cenas mais marcantes e que fica na memória.

    ResponderEliminar