quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

As frivolidades do nosso tempo


A 10 de Maio de 2010, coloquei aqui no Blogue um poste sobre a ardente expectativa de muitas almas curiosas de saber quem seriam os jogadores escolhidos, por Carlos Queiroz, para defrontar a selecção de futebol da África do Sul. O frenesi era tanto que os três canais generalistas de televisão, em Portugal, abriram o seu telejornal da noite, nesse dia, com esse mesmo e igual tema. E eu lamentava-me de, nessa altura, ninguém se incomodar com a desmesura destas paixões fátuas dos três efes (Futebol, Fátima, Fado) que, no tempo de Salazar, tanto se criticavam. Porque a intensidade e fervor, entretanto, tinham aumentado de forma muito considerável - nada que se comparasse aos tempos da "velha senhora". Mas até parecia que ninguém dava por isso...
Ao poste, dei o título: "Os «papabiles»". Houve algumas visitas, mas o poste adormeceu e raramente alguém lá ia, até ontem. Porque o poste, a partir do anúncio da resignação de Bento XVI, começou a ser um best-seller, visitadíssimo. Claro que os cibernautas, sedentos de emoções e novidades, vieram ao engano. No poste não havia nomes de um qualquer cardeal africano ou sul-americano, para lhes poder alimentar a fantasia e entreter o vazio mental. E, mesmo que houvesse, em que é que poderia contribuir para a felicidade dessas frívolas cabecitas? Demos o benefício da dúvida: e se as visitas fossem dessas agências de apostas britânicas que já recebem boletins de rifa para um sorteio final do nome do sucessor de Bento XVI? Talvez quisessem saber como estavam os prognósticos...
Como se dizia dantes, no final das Actualidades Francesas: "Assim vai o mundo!"

4 comentários:

  1. Concordo consigo. Tenho pensado muito nos 3 F's e como eles voltaram em força. Até tenho medo de falar nisso porque hoje em dia sinto-me um bicho raro por não apreciar futebol (e ser-me indiferente quem ganha ou perde), por não ficar em êxtase com o fado nem com a Amália e por achar Fátima cada vez mais uma máquina comercial. Lembro-me ainda que os romanos diziam que davam ao povo pão e circo. Por cá, só há circo - e é caro e de fraco interesse. Perdoe-me o desabafo...

    ResponderEliminar
  2. Estou inteiramente consigo, Margarida.

    ResponderEliminar