terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Idiotismos 13


Algo documentada, desde há muito, em obras literárias, a expressão ir bugiar ou mandar bugiar significa mandar à fava ou, mais literalmente, mandar pentear macacos, como refere Alexandre de Carvalho Costa, na sua obra já aqui referida. No fundo, uma forma mais extremada de dizer: Não me aborreças!
Parece que a expressão terá tido origem em Bougie (Argélia), onde os espanhóis, quando lá aportaram teriam visto muitos macacos. Foi esta terra do norte de África que Teixeira Gomes escolheu para exílio, e lá acabou por morrer.
Mas, e voltando ao princípio, a expressão já aparece na Ulysipo, de Jorge Ferreira de Vasconcelos:
 Vai, vai Joana bugiar,
não andes no alparvado.
E Gil Vicente usou-a também, no Auto de Mofina Mendes:
Senhora não monta mais
semear milho nos rios.
Que queremos por sinais
meter coisas divinais
na cabeça dos bugios.
Porque, classicamente, bugio é uma classe de macacos. Muito embora já tenha visto o vocábulo utilizado para significar rochedo, no meio das águas. E no feminino (bugia) valha, também, por pequena vela de cera, ou griseta.
Antenor Nascentes lembra que o étimo do nosso bugiar talvez possa ter origem comum ao do verbo italiano bugiare - dizer mentiras. Custa-me a aceitar. Mas seja como for, a expressão está ligada a macacos e, sobre isso, não há dúvidas.
A propósito, já agora, pergunta-se porque chamaremos nós, Forte do Bugio, à pequena fortaleza, com farol, na Barra do Tejo? Com planos mandados fazer, ainda no reinado de D. Sebastião, mas só edificada no tempo de Filipe I, foi instalada na ilhota de Cabeça Seca. Inicialmente denominado por Forte de S. Lourenço, o povo crismou-o, para sempre, como Forte do Bugio (do macaco?).

4 comentários:

  1. Mais para deixar os linques dos dics. (estes, tão úteis):
    http://aulete.uol.com.br/bugiar
    http://200.241.192.6/cgi-bin/houaissnetb.dll/frame
    http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=bugiar
    A.M.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, meu caro Albino M., pelas suas achegas.
    Aulete e Houaiss, já tinham sido consultados, bem como o Moraes, ficou de fora o Priberam.

    ResponderEliminar
  3. Todo o Terreiro do Paço, em Lisboa, está construído sobre bugios, isto é, estacas de madeira no meio do lodo para elevar ou suportar algo... A razão porque, popularmente chamamos "macaco" ao aparelho que eleva o carro para tirar a roda. A explicação chegou-me num processo de inquisição em que o preso foi condenado a trabalhos forçados ("ir para as gales") mas neste caso dizia, trabalhar nas obras dos bugios na Ribeira (... o aterro do Terreiro do Paço).

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, JAD, por o ter lembrado e referido outro exemplo. Carvalho Costa refere-o também : "...Houve, no entanto, quem pretendesse atribuir outra origem ao BUGIAR, relatando a construção do forte do Terreiro do Paço, começada no tempo de Filipe II. Atendendo que o terreno era lodoso e alagadiço, foi necessário assentar-lhe os fundamentos sobre uma estacaria que era fincada como um «bugio» ou bate-estacas."

    ResponderEliminar