domingo, 3 de outubro de 2010

Bibliofilia 31 : B. B., Luiz Pacheco, Óscar Lopes






O livro, que ora se apresenta, não é raro. Trata-se, além disso, de uma 2ª edição de Viagem de um pai e um filho pelas ruas da amargura, de Baptista Bastos (1934), publicado em Setembro de 1986, pela editora "o jornal". Tem um posfácio de Óscar Lopes (1917), também. Mas o que faz único este meu exemplar é que pertenceu a Luiz Pacheco (1925-2008), e tem a sua marca de posse, manuscrita (15 de Novembro de 1986). Deve ter vendido o livro numa altura de aperto... Por outro lado, o posfácio de Óscar Lopes está profusamente sublinhado e comentado, a esferográfica vermelha, por Pacheco. Com as suas verrinosas e habituais diatribes de "Vailland à portuguesa" - comunal, pobrezinho, minimalista, mas profundamente lídimo e nacional. Em abono da justiça e verdade, devo dizer que foi sempre alguém que acompanhei, à distância, com grande simpatia.
Este meu exemplar comprei-o num alfarrabista (Sr. Ferreira) da Calçada do Carmo, em Fevereiro ou Março de 1988, por Esc. 350$00, ou seja, cerca de 1,75 euros. Foi dinheiro bem aplicado, no meu entender.

2 comentários:

  1. Mas, na época, não foi nenhuma pechincha.
    Em tempos li este livro do BB e acho que lhe achei alguma graça, mas já não me lembro. :(
    Quanto ao Pacheco acho-lhe graça (claro!), é um grande escritor, mas, como pessoa, não nutro uma simpatia por aí além por ele. É demais para a minha camioneta, como se costuma dizer.

    ResponderEliminar
  2. Realmente,350$00, na época,MR, ainda davam para um bom almoço...Mas não estou arrependido.
    Qualquer dia falo do B.B...., por outro nome...

    ResponderEliminar