sábado, 9 de outubro de 2010

Leituras Antigas XVIII : Colecção Azul



Eram, pode dizer-se, livros de culto, na altura e para a juventude, estes volumes da Colecção Azul, publicados pela Casa do Livro Editora. Embora só tenha comigo 2 livros, li-os quase todos, emprestados. Alguns eram mais para raparigas ("Os Desastres de Sofia", por exemplo), outros para rapazes: "O Pequeno Lorde", traduzido por Maria Lamas (1893-1983). Este último, compraram-mo na Livraria Pax, de Braga. Os livros, cartonados, custavam Esc. 15$00 e foram publicados nos anos 40/50 do séc. passado.
O volume "Traquinas", da Condessa de Ségur (1799-1874), tem um valor estimativo especial, para mim. Foi prémio da Sociedade Martins Sarmento, na Festa Escolar de 9 de Março, por ter sido o melhor aluno da 4ª classe (1953), no estabelecimento de ensino onde estudara. Todos os anos, a Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, na data de nascimento do seu patrono, Francisco Martins Sarmento (1833-1899), a 9 de Março, organizava uma festa, com sessão solene, e premiava - com livros - todos os melhores alunos dos diversos graus de Ensino das diferentes escolas e liceu do concelho. É uma boa recordação, para mim, ainda hoje.

7 comentários:

  1. Também li todos os livros desta colecção, alguns deles mais de uma vez.

    ResponderEliminar
  2. E acho que ainda tenho alguns deles.

    ResponderEliminar
  3. São boas recordações, no tempo!

    ResponderEliminar
  4. Mas quando associadas a um prémio... são recordações melhores. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Se me puderem facultar uma ajuda, eu consegui chegar a informações sobre todos os autores da colecção (mesmo os mais obscuros hoje, como a Condessa de Ségur, a de Pitray ou Jules de Peyrony), excepto duas: Ellery Parker e Francine Fontanet, das quais só encontro registo dos livros em Português desta colecção. Os nomes estão mal-escritos na colecção? Estão simplificados demais (como o caso de Peyrony, que tende a surgir na língua original como Henriette d'Isle Peyronny, sendo o verdadeiro nome Vve Georges de Létorière., Mme Jules de Peyronny) ou serão de todo pseudónimos pseudo-estrangeiros de Salomé de Almeida Vieira ou outra autora/tradutora da colecção? Alguém tem alguma informação?

    ResponderEliminar
  6. Olá, gostaria de ter acesso a estes livros e conhecer um pouco mais sobre essa coleção. Poderiam entrar em contato comigo : floriza7@gmail.com. Obrigada

    ResponderEliminar