Eram, pode dizer-se, livros de culto, na altura e para a juventude, estes volumes da Colecção Azul, publicados pela Casa do Livro Editora. Embora só tenha comigo 2 livros, li-os quase todos, emprestados. Alguns eram mais para raparigas ("Os Desastres de Sofia", por exemplo), outros para rapazes: "O Pequeno Lorde", traduzido por Maria Lamas (1893-1983). Este último, compraram-mo na Livraria Pax, de Braga. Os livros, cartonados, custavam Esc. 15$00 e foram publicados nos anos 40/50 do séc. passado.
O volume "Traquinas", da Condessa de Ségur (1799-1874), tem um valor estimativo especial, para mim. Foi prémio da Sociedade Martins Sarmento, na Festa Escolar de 9 de Março, por ter sido o melhor aluno da 4ª classe (1953), no estabelecimento de ensino onde estudara. Todos os anos, a Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, na data de nascimento do seu patrono, Francisco Martins Sarmento (1833-1899), a 9 de Março, organizava uma festa, com sessão solene, e premiava - com livros - todos os melhores alunos dos diversos graus de Ensino das diferentes escolas e liceu do concelho. É uma boa recordação, para mim, ainda hoje.
Também li todos os livros desta colecção, alguns deles mais de uma vez.
ResponderEliminarE acho que ainda tenho alguns deles.
ResponderEliminarSão boas recordações, no tempo!
ResponderEliminarMas quando associadas a um prémio... são recordações melhores. Parabéns!
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarSe me puderem facultar uma ajuda, eu consegui chegar a informações sobre todos os autores da colecção (mesmo os mais obscuros hoje, como a Condessa de Ségur, a de Pitray ou Jules de Peyrony), excepto duas: Ellery Parker e Francine Fontanet, das quais só encontro registo dos livros em Português desta colecção. Os nomes estão mal-escritos na colecção? Estão simplificados demais (como o caso de Peyrony, que tende a surgir na língua original como Henriette d'Isle Peyronny, sendo o verdadeiro nome Vve Georges de Létorière., Mme Jules de Peyronny) ou serão de todo pseudónimos pseudo-estrangeiros de Salomé de Almeida Vieira ou outra autora/tradutora da colecção? Alguém tem alguma informação?
ResponderEliminarOlá, gostaria de ter acesso a estes livros e conhecer um pouco mais sobre essa coleção. Poderiam entrar em contato comigo : floriza7@gmail.com. Obrigada
ResponderEliminar