segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mercearias Finas 20 : retintamente nacional



Que fará um casal cujos filhos, adultos, já saíram da casa paterna, e a quem apetece deliciar-se com um Cozido à Portuguesa? Porque, entre carne de porco, farinheira, batata, nabo, chouriço, carne de vaca, cenoura, couve portuguesa, chouriço de sangue, salpicão, couve-coração, tendo-se os dois bem servido, ainda sobrará, seguramente, muita vianda. E boa, porque os componentes vieram dos 4 cantos do terrunho nacional: região saloia, Guimarães, Lamego...
Pois não haverá remédio senão guardar o sobrante no frigorífico ou congelador e esperar, pacientemente, que as saudades do Cozido à Portuguesa regressem. Foi assim que se fez. E, no domingo, ao almoço, o cozido voltou, sápido, no seu esplendor e excelência à nossa mesa. Na totalidade da sua ancestral convivialidade prandial.
Escolhi um Quinta de La Rosa duriense, tinto de 2008, que não tinhamos ainda provado e que nos chegou às mãos e boca, graciosamente, para acompanhar o Cozido à Portuguesa. De colheita manual (as uvas: Tourigas Nacional e Franca, mais Tinta Roriz que é, no Sul, o Aragonês, e em Espanha dá pelo nome de Tempranillo com que se faz o Vega Sicília), o vinho é produzido, no Pinhão, por Sophia Bergquist. Este, de 2008, está ainda muito jovem, promissor, cheio de força com taninos por domar: vai precisar de uns bons 4 ou 5 anos , de guarda, para amaciar.
O acasalamento, pela rusticidade e rijeza de sabores do prato, funcionou na perfeição. Honra lhes seja, ao Cozido à Portuguesa e ao Quinta de La Rosa, que se deram muito bem, um com o outro. Evoé!

10 comentários:

  1. "Pois não haverá remédio senão guardar o sobrante no frigorífico ou congelador e esperar, pacientemente, que as saudades do Cozido à Portuguesa regressem. Foi assim que se fez."
    Que grande pecado. Convida-se um amigo (e quem diz um, diz dois, diz três...) para comer o cozido. Haverá alguém que não goste de cozido??

    ResponderEliminar
  2. Também penso que quem não gostar de cozido não é bom português.
    Da próxima não será esquecido...
    Mas, primeiro, terei de esclarecer um pormenor, consigo.

    ResponderEliminar
  3. O nosso não tinha chispe, mas refinava, com 2 tipos de salpicão!

    ResponderEliminar
  4. Ou então leva-se uma porção para casa de um filho que gosta: foi o que me aconteceu, na passada sexta.

    ResponderEliminar
  5. Já tem acontecido,LB.Só que um já estava no U.K.. E, o outro, fora de Lx..

    ResponderEliminar
  6. Haverá quem não goste de cozido? É o engodo que uso quando quero juntar toda a família lá em casa. E se funciona! :-)

    ResponderEliminar
  7. Sem absoluto rigor na citação,c.a.,há qualquer coisa como: " o amor começa pelo estômago".:-)

    ResponderEliminar
  8. «A felicidade cria-se no estômago». Uma pessoa de estômago vazio não está (não pode estar) muito feliz.
    Mas também há qualquer coisa como: «Um homem conquista-se pelo estômago».

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado, MR, pelas achegas.

    ResponderEliminar