quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobre amizades


As informações, ou conhecimentos cruzam-se, por vezes, de uma forma inesperada e, quase em simultâneo, convergindo. Soube, hoje, por acaso, que José Rodrigues Miguéis (1901-1980) tivera, como grande amiga, Irene Lisboa (1892-1958), e a correspondência, entre ambos, é disso exemplo evidente e indesmentível. Não o sabia, de todo.
Hoje, também, li, por acaso, uma frase interessante de Madame d'Arconville (1720-1805) sobre os três tipos de amizade possíveis. É um ponto de vista feminino e talvez polémico, mas curioso.
Seguem as palavras desta francesa, em tradução livre, mas que creio ser fiel à ideia:
"A amizade entre homem e mulher é a ligação mais agradável de todos os sentimentos; mas a dos homens, entre eles, é mais sólida e menos sujeita às contingências. No que diz respeito à amizade entre mulheres, é tão rara que se pode considerar como inexistente."

6 comentários:

  1. Fantástico! Nunca antes vi qualquer alusão à amizade entre Irene Lisboa e José Rodrigues Miguéis. Tenho de procurar essa correspondência... Obrigado!

    Tem razão, APS, a afirmação é polémica, talvez por ser muito datada. A relação entre os dois sexos mudou muito desde que as mulheres passaram a ter acesso à educação em igualdade de circunstâncias. Julgo que este aspecto é que faz a maior diferença.
    Não vejo especiais diferenças em matéria de solidez: não é verdade que as amizades femininas são menos sólidas que as masculinas. Talvez mais «dialogadas»: as mulheres falam de si umas com as outras com mais abertura que os homens. Apenas isso, a meu ver.
    As amizades homem/mulher, quando profundas, são particularmente enriquecedoras, mas, por outro lado, são as mais difíceis...

    ResponderEliminar
  2. Concordo, c. a.,com o aspecto datado da citação da Sra. d'Arconville, embora considere que, normalmente, nas amizades femininas há, muitas vezes, alguma emulação.
    As cartas, 15 (5 de I.L. e 10 de Miguéis), estão no Catálogo 40 (Expo.s/ Irene Lisboa,1992)do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Como a tiragem foi de 1.000 exemplares, é possível que a BNP ainda tenha o Catálogo para venda.
    Em tempo: embora a diferença de idades, entre os 2, não seja muito grande,no registo de Miguéis nota-se, quase, um tom filial, em relação a I. L..

    ResponderEliminar
  3. As cartas da Irene Lisboa e do Miguéis são bem interessantes.
    Concordo com o que c.a. diz acerca da mudança de relacionamento. E discordo do ponto de vista da Madame d'Arconville, mesmo tendo em conta a época em que foi proferido.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,MR. As cartas são, realmente, interessantes e parecem muito sinceras.
    Também achei o quadro muito belo e vivo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, APS. E sim, nas amizades femininas é capaz de ser mais frequente a emulação. As mulheres, regra geral, são mais competitivas.
    Inteiramente de acordo quanto ao quadro. É belíssimo.

    ResponderEliminar