domingo, 31 de outubro de 2010

Leituras Antigas XX : O Pimpão



Creio que O Pimpão é, das revistas portuguesas de banda desenhada, uma das menos conhecidas e divulgadas. Nada que se compare a "O Mundo de Aventuras", "O Titã" ou "O Cavaleiro Andante" que lhe são coevos.
Esta revista iniciou a sua publicação em 11 de Outubro de 1955 e o último número (18) na minha posse data de 10 de Abril de 1956. O Pimpão saía à terça-feira e os primeiros números custavam Esc. 1$50. A directora dava pelo nome de Maria D. Nascimento da Silva, e o editor e proprietário era José Rosa Rodrigues. A sede da revista situava-se na Rua Soares dos Reis, 7, 1ºDto., em Lisboa. Havia um lado apologético de patriotismo e moral, nas suas página, e um "Avôsinho" escrevia uma espécie de editoriais formativos para os jovens. Estes podiam mandar fotografias das suas terras (rubrica "Recantos da Nossa Terra") que eram acompanhadas da foto-passe dos seus autores. Há jovens fotógrafos de Braga, Faial, Mealhada, Crato...
Os primeiros números da revista de BD eram polícromos, mas a partir do nº 14, a capa já só tinha 2 cores, e cada exemplar passou a custar Esc. 2$00. Tenho apenas 13 números de O Pimpão e não sei se a publicação terá sido interrompida depois do nº 18.

2 comentários: